O fã de NFL certamente já ouviu aquela tradicional frase "setembro sempre chega", rotineiramente dita nas transmissões do Disney+ no Super Bowl ou então na reta final da temporada. E depois de quase sete meses, a bola oval finalmente vai voltar a voar de forma oficial.
Nesta quinta-feira (5), com transmissão do Disney+, o atual bicampeão, Kansas City Chiefs, recebe o Baltimore Ravens na abertura da temporada regular.
Para o novo ano, a liga chega cheia de novidades, a principal delas marcada para esta sexta (6), quando o Brasil receberá pela primeira vez um jogo da NFL, com o confronto entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers, na Neo Química Arena, em São Paulo.

(* Conteúdo patrocinado por Ford, XP e Perdigão)
NFL no Brasil 287113
Para expandir a marca para fora dos Estados Unidos, a NFL tem realizado, a cada ano, partidas "globais". A iniciativa A NFL começou em 2005, quando o Arizona Cardinals recebeu o San Francisco 49ers no Estádio Azteca, na Cidade do México. Desde então, foram disputados um total de 50 jogos internacionais da temporada regular, com Londres (36), Toronto (6), Cidade do México (5), Frankfurt (2) e Munique (1).
Nesta temporada, São Paulo será a primeira cidade da América do Sul a sediar uma partida, ao receber o confronto entre Eagles e Packers na Neo Química Arena, dia 6 de setembro, às 21h30 (de Brasília), também com transmissão ao vivo pelo Disney+, em duelo válido pela rodada de abertura da liga.
"Os jogos internacionais têm sido um enorme sucesso e estamos entusiasmados com a oportunidade de compartilhar o esporte do futebol americano com mais fãs de todo o mundo no futuro", disse Joel Glazer, presidente do Comitê Internacional da NFL e proprietário do Tampa Bay Buccaneers.
Além do jogo do Brasil, a temporada 2024 ainda terá outros três jogos disputados em Londres: dois no estádio do Tottenham e um em Wembley, onde o Jacksonville Jaguars será mandante, como parte de um jogo plurianual. Um quinto jogo verá a NFL de volta à Alemanha pelo terceiro ano consecutivo, retornando à Allianz Arena, casa do Bayern de Munique.
E essa expansão vai aumentar ainda mais. A partir de 2025, os jogos podem chegar a até oito - incluindo uma parada no Santiago Bernabéu, estádio do Real Madrid.
Quais times são os favoritos ao título da NFL? 2d5v3r
De acordo com o NFL Football Power Index 2024 da ESPN, que considera uma série de variáveis estatísticas e projeta as campanhas das equipes, Chiefs e 49ers, que disputaram o último Super Bowl, mais uma vez são os principais candidatos ao título.
Segundo o levantamento, os bicampeões têm 11,9% de possibilidade de mais uma vez levantarem o Troféu Vince Lombardi, enquanto a franquia da Califórnia, em busca de seu sexto anel, é a principal favorita, com 15,8% de chance.
Elas são seguidas por Detroit Lions (10,3%), Dallas Cowboys (8,7%) e Baltimore Ravens (8,1%). Por outro lado, o levantamento da ESPN norte-americana indica que o New England Patriots, maior campeão da liga ao lado do Pittsburgh Steelers, não tem nenhuma chance de título, assim como Denver Broncos, Tennessee Titans e Carolina Panthers.
Dos times que duelarão no Brasil, os Eagles são apontados como mais fortes na briga pelo título, com 14% de chance de estarem no Super Bowl e 7,8% de serem campeões. Já os Packers são apontados com a possibilidade de 9,5% de serem finalistas, com 5,1% de levantarem o tão cobiçado troféu.
Caras de casa nova: as grandes transferências da temporada 5yx5x
O período de trocas e de contratações de agentes livres foi um dos mais impactantes dos últimos anos. Muitos astros mudaram de endereço, tendo até jogador "pulando o muro" e assinando com o rival direto de divisão. Veja abaixo alguns dos movimentos de mercado com maior impacto para esta temporada.
Saquon Barkley: Após seis temporadas como grande estrela do New York Giants, o running back deixou a franquia. Ele não acertou um novo acordo com a equipe e acabou assinando com o rival Philadelphia Eagles. Em março deste ano, ele aceitou um contrato de três anos com o time Pensilvânia. Barkley deve assumir o posto de titular logo de início e irá formar um dos melhores ataques de toda a NFL ao lado de Jalen Hurts, A.J. Brown, DeVonta Smith e Dalas Goedert.
Russell Wilson: Um dos quarterbacks mais vencedores da liga nos últimos 15 anos está de casa nova! Após agem apagada no Denver Broncos, Wilson acertou por uma temporada com o Pittsburgh Steelers. O veterano já foi nomeado o quarterback titular da franquia para o início da temporada. Ao lado de Najee Harris e George Pickens, Wilson irá tentar provar que ainda tem "gasolina no tanque" para levar os Steelers aos playoffs.
Stefon Diggs: Um dos melhores recebedores da liga acabou sendo trocado nesta temporada. Diggs deixou o Buffalo Bills após quatro grandes anos e foi mandado para o Houston Texans. Agora, o veterano wide receiver irá formar uma das duplas mais prolíferas da NFL jogando junto com o jovem quarterback C.J. Stroud, eleito o melhor calouro de 2023.
Derrick Henry: Sonhando com o Super Bowl, o "King" acabou não renovando com o Tennessee Titans e assinou um contrato mais modesto com o Baltimore Ravens por duas temporadas. Agora, Henry, que por anos foi o melhor running back da NFL, se junta a Lamar Jackson para formar um dos ataques terrestres mais sólidos de toda a liga.
Kirk Cousins: Após sofrer uma grave lesão em outubro de 2023, Cousins está pronto para voltar a brilhar. Contudo, o quarterback não irá jogar mais pelo Minnesota Vikings. O veterano acertou um novo contrato milionário de quatro temporadas com o Atlanta Falcons. Recuperado da contusão no tendão de Aquiles, o camisa 18 não poderá ter muitas oscilações na nova franquia, já que Michael Penix Jr. foi draftado na primeira rodada deste ano e vai lutar por minutos em campo.
Quem são os melhores jogadores da temporada da NFL? 3r6p14
A cada nova temporada, surge também a lista dos melhores jogadores da NFL na atualidade. Para criar nosso ranking, pedimos a dezenas de especialistas da ESPN para classificarem os atletas com base nas expectativas de desempenho para o ano em comparação com seus pares. A ênfase foi colocada apenas na próxima temporada e na previsão de grandeza potencial, em vez de desempenho ado ou valor posicional. Veja como ficou a lista dos 10 melhores colocados:
10. T.J. Watt 41x61

Time:
Pittsburgh Steelers
Posição: Linebacker
Idade: 29 anos
Depois de terminar entre os dois primeiros na votação para Jogador Defensivo do Ano em três das últimas quatro temporadas, é difícil mensurar a qualidade de Watt. O linebacker liderou a liga com 19 sacks na temporada ada. E apesar de perder quase metade da temporada de 2022, Watt ainda lidera a NFL com 47 sacks nos últimos três anos. Ele está mostrando poucos sinais de desaceleração ao entrar em sua oitava temporada na liga, e o desenvolvimento contínuo de seu companheiro Alex Highsmith só ajuda a aumentar a sua eficiência. -- Brooke Pryor
Projeção para 2024: 64 tackles e 13 sacks
9. Christian McCaffrey 5b4c2c

Time:
San Francisco 49ers
Posição: Running back
Idade: 28 anos
Em sua primeira temporada completa em São Francisco, McCaffrey ganhou o prêmio de Jogador Ofensivo do Ano, o que parece indicar que será difícil para ele ser ainda melhor em 2024. Mas ele, sem dúvida, pensa o contrário. Embora tenha liderado a NFL em toques (339) e jardas de scrimmage (2.023), McCaffrey lidou com lesões que impediram que esses números fossem ainda maiores. Ele disse que tenta "colocar o corpo, mente e alma na melhor posição para jogar cada snap", e embora os Niners gostariam de preservá-lo, eles estão, sem dúvida, muito melhores com seu faz-tudo de volta no jogo. -- Nick Wagoner
Projeção para 2024: 1.218 jardas corridas, 12 TDs (526 jardas, 4 TDs recebidos)
8. Tyreek Hill d1g56

Time:
Miami Dolphins
Posição: Wide receiver
Idade: 30 anos
Ele foi o principal recebedor da NFL na temporada ada, e nenhum jogador tem mais jardas recebidas do que Hill desde que ele se juntou aos Dolphins, em 2022. Nesse período, o atleta tem nove jogadas de 50 ou mais jardas — o que é mais do que 24 times registraram. Hill foi recompensado com um contrato reestruturado nesta offseason, e ele imagina ser mais uma vez alguém fundamental do ataque dos Dolphins. -- Marcel Louis-Jacques
Projeção para 2024: 106 recepções, 1.433 jardas, 8 TDs
7. Micah Parsons 5q1a6d

Time:
Dallas Cowboys
Posição: Linebacker
Idade: 25 anos
Parsons terminou entre os três primeiros na votação de Jogador Defensivo do Ano em seus três primeiros anos e parece ter um papel expandido na defesa sob o comando do novo coordenador Mike Zimmer. Ele se alinhou predominantemente como um jogador de ponta em 2022-23, mas foi movido para posições diferentes sob o comando de Zimmer para aproveitar os confrontos. Para a atual temporada, ele perdeu peso para ajudar sua velocidade e rapidez, mas isso não parece ter afetado sua força. -- Todd Archer
Projeção para 2024: 15 sacks, 67 tackles, 1 fumble forçado
6. Ja'Marr Chase 1s2l50

Time:
Cincinnati Bengals
Posição: Wide receiver
Idade: 24 anos
A comissão técnica de Cincinnati acredita que este pode ser um ano ainda melhor para Chase. Ao entrar em sua quarta temporada, ele não só tem um comando total do ataque, mas deve ser uma parte mais versátil dele. Com a saída do wide receiver Tyler Boyd, Chase terá a liberdade de ser usado como um recebedor externo e interno, o que é algo que ele quer para levar seu jogo a um nível All-Pro. -- Ben Baby
Projeção para 2024: 106 recepções, 1.343 jardas, 8 TDs
5. Josh Allen 3c2j2n

Time:
Buffalo Bills
Posição: Quarterback
Idade: 28 anos
Mais uma vez finalista ao prêmio de MVP em 2023, Allen provou consistentemente nas últimas temporadas por que é um dos melhores quarterbacks da liga — estabelecendo recordes no chão e no ar e liderando os Bills a quatro títulos de divisão consecutivos. "Ele é um pistoleiro", disse o novo recebedor dos Bills, Mack Hollins, sobre Allen. "Ele é o cara. Ele sabe arremessar. Obviamente, ele é um cara divertido e brincalhão. Mas leva o jogo muito a sério, e eu respeito isso nele." Allen tem novos testes nesta temporada: trabalhar com apenas um wide receiver no elenco que pegou um e dele em um jogo (Khalil Shakir) e se tornar um líder mais vocal. -- Alaina Getzenberg
Projeção para 2024: 3.712 jardas de e, 23 TDs, 12 INTs (496 jardas, 9 TDs corridos)
4. Myles Garrett 71283p

Time:
Cleveland Browns
Posição: Defensive end
Idade: 28 anos
Garrett finalmente se destacou em 2023, ganhando seu primeiro prêmio de Jogador Defensivo do Ano. Enquanto os companheiros de equipe se maravilham com suas habilidades físicas, ele se concentrou no lado mental nesta offseason, estudando filmes de como os melhores rushers venceram duplas marcações para se ajustar à atenção extra que ele terá em 2024. Sua taxa de pressão de 16,8% quando duplamente marcado na temporada ada ficou em quarto lugar na posição. -- Daniel Oyefusi
Projeção para 2024: 52 tackles, 12 sacks
3. Justin Jefferson 31w62

Time:
Minnesota Vikings
Posição: Wide receiver
Idade: 25 anos
Com uma extensão de contrato de 140 milhões de dólares que o tornou o não quarterback mais bem pago da NFL, Jefferson chegou a uma encruzilhada. Ele atingiu seu auge no momento em que os Vikings perderam Kirk Cousins, que lançou 354 de suas 392 recepções na carreira. Jefferson pode muito bem ser o melhor recebedor desta geração, mas o domínio estatístico contínuo — e o impacto no jogo — exigirá uma transição rápida e produtiva para Sam Darnold, que jogará no lugar do lesionado J.J. McCarthy. — Kevin Seifert
Projeção para 2024: 106 recepções, 1.355 jardas, 7 TDs
2. Lamar Jackson cp6a

Time:
Baltimore Ravens
Posição: Quarterback
Idade: 27 anos
Jackson tem se mostrado o melhor quarterback de dupla ameaça na história da NFL, levando os Ravens a uma média de 28,3 pontos por jogo e 383,5 jardas por jogo em seis temporadas. Ele perdeu peso em relação ao ano ado para se sentir mais rápido, enquanto terá seu elenco de apoio mais forte até então. Ele tem seu primeiro running back de elite em Derrick Henry, um Mark Andrews saudável como tight end e um wide receiver em rápida ascensão em Zay Flowers. -- Jamison Hensley
Projeção para 2024: 3.389 jardas de e, 22 TDs, 11 INTs (736 jardas, 6 TDs)
1. Patrick Mahomes 5a2qn

Time:
Kansas City Chiefs
Posição: Quarterback
Idade: 28 anos
Mahomes começa a temporada no topo do ranking pelo quinto ano consecutivo e parece focado o suficiente para potencialmente alcançar um sexto em 2025. Ele descreveu a última temporada como nada divertida por causa das dificuldades no jogo de es, apesar dos Chiefs terem vencido um segundo Super Bowl consecutivo. Começando a temporada no caminho certo, ele repetidamente mandou a bola para o novato Xavier Worthy durante os treinamentos. Sua intenção e determinação para mudar os erros da temporada ada parecem claras. -- Adam Teicher
Projeção para 2024: 4.033 jardas de e, 33 TDs, 11 INTs (337 jardas, 1 TD correndo)
Mudanças de regras 1d3n11
Para 2024, a NFL apostou em algumas mudanças de regras importantes. A maior, e talvez mais notória, é a dos kickoffs, o lance em que um kicker chuta a bola para reiniciar a partida após uma pontuação. Batizado de "modelo híbrido", a novidade é inspirada no formato utilizado anteriormente pela XFL. Os kickers seguirão iniciando a partida na linha de 35 jardas do próprio campo, mas o posicionamento dos demais jogadores do time responsável pelo chute mudará para a linha de 40 jardas no campo da equipe que receberá a posse.
Agora, o alinhamento dos jogadores antes da jogada é diferente, visando aumentar a segurança dos mesmos, diminuindo os impactos em alta velocidade que podem causar lesões. Uma outra meta, entretanto, é aumentar a quantidade de chutes retornados, para aumentar o dinamismo e a emoção da partida.
A nova regra coloca um touchback na linha de 30 jardas, provocando dúvidas sobre se os técnicos podem, em última instância, escolher a certeza de um touchback em vez da provável variação de um retorno. Dawn Aponte, diretor istrativo de futebol americano da liga, disse na segunda-feira que é "improvável" que a liga mova o touchback ainda mais para cima para desincentivar ainda mais os kickoffs e disse que qualquer outro ajuste em potencial seria feito nos próximos 7 a 10 dias, e não durante a temporada regular.
A liga também estabeleceu alterações para o onside kick. Os times agora são obrigados a declarar intenção de realizar a jogada para a arbitragem momentos antes. Após o anúncio da decisão, as equipes serão posicionadas conforme o formato tradicional de kickoff.
As novas regras de posicionamento demonstram uma tentativa de incentivo à realização de retornos durante os jogos. Por conta do alto risco de lesões, a jogada tem sido abandonada pelos times durante os últimos anos. A taxa de retornos foi de 21,7% durante a temporada 2023.
Outras mudanças de regras são:
Os tackles hip-drop estão proibidos e serão punidos com penalidade de 15 jardas e primeira descida, além de possível multa para o jogador.
Os técnicos principais podem fazer um terceiro desafio se um dos dois primeiros for bem-sucedido.
As penalidades podem ser marcadas por faltas cometidas pelo ataque antes de turnover em uma jogada específica. Agora, uma equipe pode ser chamada por violência desnecessária se ela ocorrer antes de um lançamento interceptado, o que era ignorado na regra anterior.
Os replays agora podem ser usados para avaliar e reverter se um quarterback estava caído ou fora de campo antes de um lançamento.
Os replays também poderão ser usados para ver se o cronômetro do jogo expirou antes do snap.