São Paulo receberá pelo segundo ano seguido um jogo da NFL. E o time mandante na partida do dia 5 de setembro foi confirmado: o Los Angeles Chargers.
O adversário da equipe em partida disputada na Neo Química Arena será conhecido apenas no lançamento oficial do calendário da liga, mas é possível saber o que esperar do único time confirmado.
Os Chargers têm uma longa história na NFL. A equipe teve duas sedes diferentes, foi fundada por um magnata do setor hoteleiro e será o primeiro time a jogar em cinco continentes diferentes.
Para deixar o fã de esportes ainda mais por dentro dos Chargers, o ESPN.com.br separou cinco fatos curiosos sobre o time mandante no segundo jogo da principal liga de futebol americano em terras brasileiras.
Cinco continentes e sete países 6s5x5t
Assim que a bola voar no jogo em São Paulo, os Chargers serão recordistas em número de jogos em diferentes países e continentes. A primeira partida da história da NFL realizada fora dos EUA teve a participação do então time de San Diego. Na pré-temporada de 1976, os Chargers enfrentaram o Arizona Cardinals em Tóquio e perderam por 20 a 10.
Foram mais três jogos de pré-temporada jogando em terras estrangeiras e ando por Europa, Ásia e Oceania: Berlim, em 1994, contra o New York Giants; Tóquio, em 1996, contra o Pittsburgh Steelers; e Sydney, em 1999, contra o Denver Broncos.
O primeiro jogo de temporada regular que a equipe disputou fora dos EUA foi em 2008, contra o New Orleans Saints, em Londres. Dez anos depois, os Chargers voltaram para a Inglaterra para enfrentar o Tennessee Titans. Por fim, o último jogo internacional do time de Los Angeles aconteceu no icônico Estádio Azteca, no México, em 2019, contra o Kansas City Chiefs.
Mudança de sede f2p6g
Embora hoje a equipe seja baseada em Los Angeles, nem sempre foi assim. Fundada em 1959, a franquia ou apenas uma temporada em LA e já em 1961 se mudou para San Diego, cidade onde ficou até 2016.
Em 2017, o time voltou para Los Angeles. Algumas das alegações para mudanças foram que o Qualcomm Stadium, casa do time em San Diego, estava ultraado, ânsia por maior exposição midiática e tentativa de usar a cidade de LA como atrativo para trazer reforços para o time.
Após três temporadas no Dignity Health Sports Park, estádio do LA Galaxy, da MLS, os Chargers se mudaram para o SoFi Stadium, casa que hoje dividem com o Los Angeles Rams.
Fundador foi magnata do setor hoteleiro 241f4e
Um dos fundadores da franquia foi Barron Hilton. O bilionário, falecido em 2019, foi herdeiro da rede de hotéis Hilton. Além disso, também é avô da socialite Paris Hilton.
Barron também foi presidente da American Football League em 1965 e ajudou a forjar a união entre a AFL e a NFL, fundamental para a criação do Super Bowl.
Jogadores marcantes nos anos 2000 2d24q
A franquia foi casa de grandes jogadores na história da NFL. Nas últimas décadas, três nomes se destacam na galeria de craques dos Chargers.
LaDainian Tomlinson atuou entre 2001 e 2009 na equipe então sediada em San Diego. A grande temporada do running back foi em 2006, quando foi eleito o MVP e Jogador Ofensivo do Ano pela NFL. Em 2015, teve a camisa de número 21 aposentada pela equipe. Dois anos depois, entrou para o Hall da Fama da liga.
Outro jogador da franquia de LA que já entrou para o Hall da Fama da NFL foi Antonio Gates. O tight end é recordista da equipe em jardas recebidas, com 11.841, e lidera a história dos Chargers com 116 touchdowns recebidos.
Um dos quarterbacks mais marcantes da equipe foi Philip Rivers. Embora nunca tenha conseguido conduzir sua equipe ao Super Bowl, o ex-camisa 17 atuou por 16 anos nos Chargers, sendo 14 como titular. Sua temporada de mais destaque foi em 2008, quando levou o time à final da AFC, mas foi derrotado pelo New England Patriots de Tom Brady por 21 a 12.
Rivers é pai de dez filhos. São sete filhas e três filhos: Halle, Caroline, Grace, Gunner, Sarah, Peter, Rebecca, Clare, Anna e Andrew.
Presente e futuro da franquia 43t1x
Justin Herbert é o quarterback e principal jogador dos Chargers. O camisa 10 de 26 anos chegou à franquia em 2020, quando foi selecionado na sexta escolha geral da primeira rodada do Draft, atrás de Joe Burrow e Tua Tagovailoa.
Desde então, o quarterback mostrou que poderia ser o rosto e a esperança da equipe na elite do futebol americano. Após assumir a titularidade já em sua segunda partida, encerrou a temporada de estreia como o calouro ofensivo do ano, com 31 es para touchdown, recorde para um novato na história.
No ano seguinte, Herbert ampliou ainda mais seu nome na história dos Chargers ao se tornar o primeiro QB da franquia a lançar para mais de 5.000 jardas em uma única temporada.
Mesmo na temporada mais recente, quando a equipe foi eliminada no Wild Card, o jogador se destacou com 3.870 jardas de e, 23 touchdowns e apenas 3 interceptações.