No último dia 14 de julho, a partir de Amsterdã, Holanda, a Electronic Arts revelou mais detalhes sobre sua nova franquia, o EA Sports FC 24, que substitui a longeva franquia Fifa. O jogo de futebol, que será lançado em 29 de setembro, herdará muito do que Fifa 23 ofereceu aos jogadores, e terá algumas novidades para aprimorar suas atrações. Vamos falar sobre essas novidades, além de trazer a primeira impressão com o teste feito de uma versão “pré-Beta” disponibilizada pela EA.
No evento de Amsterdã, membros do time de produção de FC 24 elencaram pela primeira uma série de tecnologias e conceitos que viam aprimorar a experiência. Já o ESPN Esports Brasil traz para você os destaques do contato inicial com o game.
Tecnologias de FC 24 5x82q
Segundo seus criadores, FC 24 será baseado em 3 tecnologias para aperfeiçoar e tornar o game mais próximo da realidade:
HyperMotion V
Presente nos últimos anos de Fifa, a HyperMotion é uma tecnologia de captura de movimento e inteligência artificial. No ado, sua utilização se baseava na obtenção de dados a partir da gravação de partidas feitas na Espanha (masculino e feminino). Agora deste ano, os criadores de FC 24 usaram mais de 180 partidas de eventos de alto desempenho (Champions League, Premier League e LaLiga), sem a necessidade de seções com atletas reais e equipamentos específicos. O HyperMotion V estará apenas disponível nas versões para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.
Neste ano, o HyperMotion foca também recriação de trejeitos pessoais, que possam diversificar e autenticar as ações em campo, como a forma de correr, o comportamento dos braços, dentre outros movimentos, além de comemorações e dribles. Na parte da corrida, por exemplo, são mais de 1.200 estilos diferentes.
Frostbite
Frostbite é a tecnologia que possibilita o game, sua engine, o motor gráfico. Assim como os jogos em geral, que usam opções variadas de engine do mercado, FC 24 se baseia em Frostbite em vários elementos, incluindo seu visual e física aplicada em jogo. Seus melhoramentos este ano visam a fluidez e uma melhor simulação da realidade.
PlayStyles
Mais uma tecnologia destacada pela EA e que terá bastante importância já em sua estreia. O PlayStyles usa informações da Opta, empresa especialista em coleta de dados esportivos, para criar perfis que os tornam os atletas mais distintos, das mesma forma que suas versões reais. Assim, PlayStyles tenta definir perfis a partir de elementos como talento e função em campo.
O PlayStyles cria modelos ou perfis para determinados tipos de atletas, para que suas qualidades sejam realçadas. Nascem então perfis como dribladores, finalizadores, marcadores, velocistas, cabeceadores, defensores etc. Serão 34 ao todo, presentes em vários modos de jogo, que destacarão habilidades específicas e permitirão um melhor desenvolvimento de atributos.
Modos de jogo de FC 24 5n1z2b
O evento na Holanda trouxe mais sobre os modos de jogo de FC 24. Não há nada de novo por enquanto quanto a opções, mas a busca por desenvolvimentos dos modos clássicos.
Modo Carreira
No modo em encarnamos um jogador ou técnico em busca da glória no futebol, o PlayStyles será integrado para você favorecer e desenvolver as características que mais se encaixam ao seu tipo de jogo. Já na opção de técnico, a novidade fica por conta do maior controle das táticas e auxiliares técnicos, para aperfeiçoar a forma de jogar e contratar os melhores jogadores possíveis para seu time.
Uma curiosidade é a adição do Ballon d'Or, ou bola de Ouro, prêmio criado pela revista sa Football, para os melhores jogadores da temporada.
Clubs e Volta
O Pro Clubs, o modo mais subutilizado de Fifa, a a se chamar somente de Clubs. Este modo multiplayer, que permite até 22 jogadores simultâneos, terá como novidade o crossplay, opção que permite donos de PlayStation enfrentarem competidores do Xbox, por exemplo. O PlayStyles também terá força aqui, já que o modo também se baseia na personalização e desenvolvimento dos avatares.
Já o Volta, o futebol de rua da franquia, segue vivo e tentará ganhar mais relevância, já que é modo que tem popularidade somente nos primeiros dias de cada temporada de Fifa.
Ultimate Team
O modo mais popular e lucrativo de Fifa segue firme em FC 24, incluindo seu nome.
Há algumas novidades interessantes anunciadas, começando pelo Evolutions, que dará uma “pegada Carreira” aos cards de Ultimate. Com ele, os cards am a ter uma opção de desenvolvimento de atributos, para torná-los mais fortes. Mediante a conclusão de objetivos, essa evolução aumentará a vida útil dos card e fará com os times fiquem ainda mais personalizados, já que o PlayStyles também estará presente para moldar as opções que usaremos em nossos times.
Outra grande novidade é que, pela primeira vez, as mulheres farão parte do Ultimate Team, com todas as atrações e formatos vistos no Ultimate Team. Sendo assim, teremos cards femininos de diversas classificações, de campanhas e eventos especiais, incluindo mulheres que fizeram história no esporte no mesmo formato dos masculinos “Ídolos”.
Uma vez que os cards femininos entrem em ação, estarão a disposição para compormos times mistos ou exclusivamente de mulheres. O sistema de entrosamento será totalmente adaptado para a chegada das mulheres, que farão parte de todos os pacotes e do Mercado de Transferências, além de Desafio de Montagem de Elenco e Draft.
Menu e cosméticos de FC 24 2b5v5n
Os menus de FC 24 foram redesenhados e am a ser mais “vazados”, com as diretamente ou com pouco destaque sobre o que acontece no fundo da tela. Há vídeos ilustrativos nas telas de menu a fim de enriquecer a experiência de jogo, mostrando jogadores nos vestiários, entrevistas, torcida e arredores do estádio. Parece ser um foco esse ano, já que esses vídeos também ganham na introdução dos confrontos.
Durante as partidas, mais menus com estatísticas surgem ao longo da partida, incluindo informações do time, cansaço dos jogadores e a eficiência dos arremates ao gol. A linha de impedimento também ganha uma animação especial para mostrar o posicionamento dos jogadores na hora do e.
Testamos a versão “pré-Beta” de FC 24 124s4g
O ESPN Esports Brasil testou uma versão de FC 24, ainda preliminar e bastante limitada, mas que apresenta parte do que teremos na versão final. Estão disponíveis os times do Manchester City e Paris Saint-Germain no futebol masculino; no feminino, as opções são Chelsea e Lyon.
Há algumas opções novas de câmeras para se jogar, além de uma vasta variação de ângulos em replays, incluindo um em primeira pessoa. Em uma das partidas, uma jogadora foi expulsa por um carrinho perigoso e tivemos a visão da árbitra levantando o cartão vermelho, enquanto víamos companheiras da infratora reclamando pela marcação;
Em campo, os choques parecem bem calibrados e menos “conclusivos”. Isso quer dizer que um bote bem-feito na bola não significa necessariamente que a posse mudará de lado, abrindo mais espaço para tentativas de dribles;
A pontaria da Inteligência Artificial estava bem descalibrada, com muitos chutes por cima do travessão;
Os vídeos contextualizados enriquecem a transmissão e a atmosfera, mas devem ser esquecidos rapidamente com o ar da temporada. A EA deve trabalhar para atualizá-los, para que não caiam no esquecimento;
O “VAR”, a linha de impedimento que mostra a posição dos jogadores em situação irregular, são bastante didáticos;
A partida feminina é uma bela experiência, pois consegue se diferenciar do masculino por suas nuances, como a menor explosão muscular, sem deixar de mostrar as qualidades das atletas ou afetar a qualidade de jogo.
EA Sports FC 24 será lançado em 29 de setembro e terá versões para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S|X, Nintendo Switch e PC. O jogo terá mais de 100 estádios, 30 ligas, 330 parceiros, 19 mil atletas e 700 times formando suas licenças. Ainda não há nada sobre o futebol brasileiro, exceto pelas equipes que participam da Libertadores e Copa Sul-Americana (compostas elencos genéricos).