A importância do acompanhamento psicológico dentro das competições já se mostrou extremamente efetiva em diversas modalidades. Dentro do Counter-Strike 2, Aleksandar “kassad” acredita que as organizações precisam ir além: em publicação nas redes sociais, o treinador comentou que as equipes deveriam fazer testes médicos ou psicológicos antes de contratar um jogador.
De acordo com a publicação do treinador da Bleed Esports, as organizações deveriam tornar a prática em algo padrão. Procedimentos como esses, onde os clubes realizam testes psicológicos durante e após o período de contratação, já são práticas comuns dentro do mundo dos esportes tradicionais.
"Os times deveriam fazer exames médicos ou psicológicos antes de contratarem um jogador para seu elenco. Este deveria ser um procedimento padrão", defendeu o treinador da BLEED.
Apesar da prática nas outras modalidades, dentro dos esports o procedimento ainda é pouco praticado e tem visto um aumento gradual nos últimos anos. Nas últimas semanas, o ESPN Esports Brasil conversou com Anahy Couto, que foi anunciada como novo reforço do MIBR e que atuou junto do São Paulo durante a conquista da Copa do Brasil.
Atualmente compondo a equipe de saúde do Corinthians, a psicóloga comentou em entrevista ao portal sobre a importância do acompanhamento psicológico dentro dos esports e o impacto dele na performance dos jogadores.
Teams should do medical or psychological tests before g a player to their team.
— Aleksandar Trifunovic (@kassad) January 29, 2024
It should be a standard procedure.