EA quer gigantes como Manchester City, United, Chelsea e Liverpool em sua nova franquia, EA Sports FC. 5d2k64
Após 3 décadas, a parceira entre Electronic Arts e a FIFA termina este ano. Se a entidade máxima do futebol ainda não deu sinais concretos do seu futuro no mundo virtual, a EA lançará em setembro o game EA Sports FC, o sucessor de Fifa 23.
Arsenal e Manchester City se enfrentam pela Premier League nesta quarta-feira (15). A partida, que começa às 16:30 (horário de Brasília), terá transmissão ao vivo da ESPN pelo Star+.
O inédito EA Sports FC é a continuação da EA no mercado bilionário dos games de futebol virtual e a busca por licenças é um dos focos da empresa. Segundo Mark Kleinman, jornalista da Sky Sports, um o importante para o conteúdo de EA Sports FC está prestes a ser dado.
De acordo com Kleinman, a Electronic Arts e a Premier League fecharão um acordo de 6 anos para o uso exclusivo da liga inglesa e seus poderoso clubes (que foram informados da negociação) em EA Sports FC. O acordo renderia à Premier a bagatela de 488 milhões de euros, algo em torno de 3 bilhões de reais, o dobro se comprado com o acordo atual, para que Manchester United, Chelsea e Tottenham e outros gigantes sejam fielmente recriados no game.
Exclusive: The Premier League told clubs at a meeting today that a new six-year partnership with Electronic Arts, the video games group, would be worth close to £500m (more than twice the current annual value) and underlines the League's ongoing commercial pull. More soon.
— Mark Kleinman (@MarkKleinmanSky) February 10, 2023
As licenças são importantes não só na qualidade da recriação dos times, incluindo uniformes, escudos e estádios, mas quanto aos elencos. A licença total permite que a imagem dos jogadores seja usada não só em campo, mas no lucrativo modo Ultimate Team, onde os atletas são transformados em cards colecionáveis.
A falta deste tipo de acordo acarreta problemas como na relação da EA com o futebol brasileiro. Sem uma unidade ou representação, o futebol da aqui é retratado de forma limitada, com elencos genéricos e times presentes em apenas alguns modos.
Outras ligas, como LaLiga, Calcio italiano, Bundesliga e outras grandes marcas do futebol também são alvos da EA para enriquecer o conteúdo do seu futuro game.
Fifa 23 está disponível Xbox Series S | X, Xbox One, PlayStation 5, PlayStation 4 e PC.