<
>

Fifa se posiciona sobre fim de parceira com a EA Sports e garante: 'O jogo mais autêntico e real carregará nosso nome' 2h6o18

Nesta terça-feira, a Fifa e a EA Sports anunciaram o fim da parceria entre os dois, que garantia à empresa canadense o licenciamento do nome da entidade suíça nos games de futebol produzidos pela EA. A partir de 2023, o jogo será lançado com o nome de EA Sports FC. Quanto ao licenciamento, o futuro ainda é incerto.

Em nota oficial, a Fifa disse que "um grande número de jogos não-simuladores estão em produção e serão lançados durante o terceiro trimestre deste ano" com o primeiro "sendo uma experiência única do maior evento do planeta, a Copa do Mundo de 2022, que irá trazer novas e interativas experiências para os fãs ao redor do planeta".

Quanto ao simulador oficial, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, fez uma garantia aos fãs de videogame. "Posso garantir que o único autêntico, real jogo que terá o nome da Fifa será o melhor disponível para os jogadores e fãs de futebol", diz o mandatário na nota.

"Como anunciado em outubro de 2021, a Fifa pretende trabalhar com um alto número de parceiros ao invés de travar toda sua parte de games e esports exclusivamente com algum parceiro por muito tempo".

Leia, na íntegra, a nota oficial da Fifa n3f2o

Pela primeira vez, a FIFA lançará novos videogames de futebol desenvolvidos com estúdios e editores de terceiros, oferecendo mais opções para os fãs de futebol e jogos antes da Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022™ e da Copa do Mundo Feminina da FIFA Austrália e Nova Zelândia 2023™.

Uma série de novos jogos de não simulação já estão em produção e serão lançados durante o terceiro trimestre deste ano. A primeira é uma experiência de jogo personalizada com o maior evento do mundo, a Copa do Mundo FIFA Qatar 2022™, que trará novas experiências interativas para os fãs de todo o mundo.

Após esta revelação inicial, a FIFA lançará mais jogos e experiências virtuais em torno da Copa do Mundo da FIFA deste ano. Projetos adicionais também estão em discussão com os editores antes da Copa do Mundo Feminina da FIFA™ do ano que vem.

Gianni Infantino, presidente da FIFA, disse:

"Posso garantir que o único jogo autêntico e real que tem o nome FIFA será o melhor disponível para jogadores e fãs de futebol. O nome FIFA é o único título global e original. FIFA 23, FIFA 24, FIFA 25 e FIFA 26, e assim por diante - a constante é o nome FIFA e permanecerá para sempre e continuará sendo O MELHOR."

“O setor de jogos interativos e esports está em um caminho de crescimento e diversificação incomparáveis. A estratégia da FIFA é garantir que possamos aproveitar ao máximo todas as opções futuras e garantir uma ampla gama de produtos e oportunidades para jogadores, fãs, associações membros e parceiros.”

Juntamente com os novos jogos, a FIFA concedeu uma nova extensão de curto prazo à editora EA SPORTS para lançar um novo título do FIFA 23 ainda este ano, que apresentará as competições masculina e feminina da Copa do Mundo da FIFA em uma edição pela primeira vez.

A extensão recentemente confirmada com a EA SPORTS é um novo acordo que concede direitos apenas para a categoria de simulação de futebol, liberando direitos de jogos mais amplos para a FIFA e diferentes editores de jogos para lançar novos jogos e experiências mais imersivas para fãs e interessados ​​no futebol.

Este novo modelo de licenciamento não exclusivo vem após um longo período de discussões entre as partes relacionadas à visão de jogo futura da FIFA. Conforme anunciado em outubro de 2021, a FIFA pretende trabalhar com vários parceiros, em vez de bloquear todos os direitos de jogos e e-sports exclusivamente com uma editora a longo prazo.

Além de lançar um portfólio de novos jogos em 2022 e 2023, a FIFA está atualmente se envolvendo com as principais editoras de jogos, empresas de mídia e investidores em relação ao desenvolvimento de um novo e importante título de jogo de simulação de futebol da FIFA para 2024.

O novo modelo de jogo da FIFA foi desenvolvido em paralelo com o FIFA+, a plataforma de mídia direta ao consumidor recém-lançada.