A Konami revelou nesta quarta-feira (15) os próximos os da franquia Pro Evolution Soccer, que celebra 25 anos em 2020. Em nota oficial em seu site, a empresa japonesa confirmou não só eFootball PES 2021, mas seu sucessor, eFootball PES 2021 (nome não confirmado).
“É o momento perfeito para compartilhar alguns de nossos planos para o futuro da franquia PES”, diz a nota desta quarta. EFootball PES 2022 usará o poderoso motor gráfico Unreal Engine, que tomará o posto do atual engine, a FOX Engine.
“Esse jogo está em desenvolvimento usando um motor gráfico atualizado que permitirá que impressionemos os jogadores com melhorias incríveis em todas as áreas do jogo”, diz a Konami, que deu uma amostra com um teaser que destaca o maior parceiro de PES, o Barcelona, e seu craque Lionel Messi.
O game será lançado em 2022 e deve trazer novidades para os modos myClub e Master League.
E 2021? 4b565l
Segundo a nota da Konami, “a escala de tudo o que pretendemos conseguir atingir neste ambicioso projeto [eFootball PES 2022] também nos obrigou a desacelerar o trabalho em outras áreas do desenvolvimento. Como resultado, decidimos lançar o PES deste ano como uma ‘atualização de temporada’.
Isso significa que eFootball PES 2021 deve usar como base PES 2020 e atualizar alguns elementos, como equipes e elencos. A Konami promete um jogo com um “preço especial de aniversário e com diversos bônus”. A empresa entrou em contato com o ESPN Esports Brasil para reforçar que um novo game chegará às lojas este ano: "PES 2021 ainda é um produto independente e completo, ou seja, não será exclusivamente um patch ou DLC".
ESPN ESPORTS BRASIL OPINA 6b394j
Se por um lado a estratégia da Konami agrada, ao mostrar que já trabalha em PES 2022 com novas tecnologias, do outro apenas oficializa algo que vemos não só em PES, como na concorrência (Fifa): novos games como meras atualizações.
Seja pelo foco em criar um PES 2022 ou a ação da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o desenvolvimento de PES 2021 foi bastante afetado, a ponto da Konami “deixá-lo” de lado.
A comunidade de PES (e Fifa) há tempo reclama que os jogos de futebol são simplesmente atualizações de seus antecessores, sem que haja mudanças significativas ou correções de problemas.
Uma vez que esse fato se oficializado, uma versão atualizada de PES 2020, na forma de PES 2021, deve ser tratada como tal: um jogo mais barato e com erros corrigidos.