Ela também fala sobre os valores que o MIBR busca ar como organização e com seus uniformes 5x5159
O Women in Brazil (WIBR) é uma iniciativa criada pelo MIBR que tem como objetivo contribuir para uma maior presença feminina dentro do mundo dos games. Como forma de fortalecer o projeto, a organização seguiu os de clubes de futebol e criou a WIBRAVE, um uniforme especial que traz mensagens de ‘coragem e empoderamento’.
Na última semana, o ESPN Esports Brasil visitou o centro de treinamento da organização e conversou com Roberta Coelho, CEO do MIBR, para entender melhor sobre o novo uniforme que está sendo disponibilizado pelo time para ajudar na causa do WIBR.
Mais conhecida pelos fãs do time e pela própria CEO como ‘manto da guerreira’, a WIBRAVE foi mais um dos os importantes de Roberta na sua busca de alavancar e garantir espaços para as mulheres dentro deste grande ecossistema.
Conhecida por ser uma das grandes organizações atuando nos esports do cenário brasileiro (e mundial), para explicar como surgiu a ideia do novo manto, Roberta olha para as similaridades com os clubes de futebol tradicionais e observa quais são os valores ados pela organização.
“Como surgiu essa história da camisa da WIBRAVE, né? Hoje, uma camisa representa os valores de uma organização. Quando você está vestindo a camisa do seu time de futebol favorito, você está ando uma mensagem pra quem te ver. Quando você está com o uniforme do MIBR, você está ando todos os nossos valores. Ser torcedor do nosso time é ser corajoso, ser guerreiro, resiliente e brasileiro no sangue”, observa sobre o que é ser MIBR.
WIBR veio para balançar os padrões!
— WOMEN IN BRAZIL (@wibroficial) March 23, 2023
E hoje nossa querida CEO, Roberta Coelho, veio nos contar um pouco mais sobre nossa plataforma e sobre o lançamento da nossa WIBRAVE! pic.twitter.com/1ECe71OeTW
“Então achamos que nada mais justo do que fazer uma camisa de time, como se fosse do time do WIBR. Que é o manto da guerreira, daquela menina que é encorajada, empoderada, corajosa, que vai seguir em frente e vai ter coragem de pisar em um universo que ainda é muito masculino mas que ela sabe que está de braços abertos para recebê-la”, crava de forma incisiva.
Com o WIBR estampado no peito, a camisa leva consigo o objetivo de exaltar as batalhas vencidas pelas mulheres ao longo dos anos. Dessa forma, algumas datas importantes foram gravadas no uniforme, sendo essas: Educação Formal para Mulheres (1827), Direito ao Voto (1932), Lei Maria da Penha (2006) e a Lei Contra o Feminicídio (2015).
Aliado a isso, a intenção da WIBRAVE em empoderar as mulheres vai ainda mais longe. Isso porque, de acordo com Roberta Coelho, o valor total dos fundos arrecadados pelas vendas serão revertidos para estimular meninas do ensino público a se aventurarem no empreendedorismo.
“O mais legal é que 100% da renda dessa camisa vai ser revertida para o projeto Power 4 Girls - Empower to Lead!. É um projeto que aqui no Brasil é colocado em prática pelo Instituto Glória e que tem como objetivo estimular meninas do ensino público com criatividade, inovação e a serem empreendedoras, serem essas líderes do futuro“, comenta.
O dia finalmente chegou!
— WOMEN IN BRAZIL (@wibroficial) March 21, 2023
Em parceria com o Grupo Trois e o Instituto GLORIA, criamos o manto das guerreiras 💪
Apresentamos a WIBRAVE, que exalta a caminhada e as batalhas vencidas pelas mulheres ao longo dos anos em busca de direitos iguais. Algumas https://t.co/n5qPWJeVAk... pic.twitter.com/K9UvXvFFjD
“Nada melhor do que a gente poder reverter a renda do manto da guerreira para um projeto fazer novas guerreiras, novas mulheres empoderadas e mostrar que esse universo, não só dos games mas o universo como um todo, está de braços abertos para as mulheres“, adiciona a CEO.
Adicionalmente, a WIBRAVE ainda faz parte de um leilão beneficente. Em parceria com o curador Rafael Lacerda e o RL Escritório de Arte, quatro artistas foram convidados para fazer uma intervenção no uniforme com o intuito de mostrar novas perspectivas sobre a camisa. O valor do leilão também será direcionado ao Power 4 Girls.
As intervenções foram feitas pelas artistas Sofia Rocha, Hildebranda, Lyn Court e pelo designer Yuri Jardim. Para aqueles que tiverem interesse, o leilão acontece por meio deste link.