<
>

COI anuncia mudanças para Los Angeles, e Olimpíadas terão nova chance de medalha para Rebeca e igualdade de gênero 723e60

Rebeca Andrade conquistou a medalha de ouro no solo da ginástica artística nas Olimpíadas de 2024 e se tornou a maior campeã olímpica do Brasil. Alexandre Loureiro/COB

Nesta quarta-feira (9), o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou diversas mudanças para o programa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028. A que mais chama atenção para o Brasil é a possibilidade de Rebeca Andrade levar uma nova medalha.

Além das já tradicionais 14 medalhas de ouro em disputa, a ginástica artística terá, pela primeira vez na história, uma competição mista, com homens e mulheres competindo na mesma equipe.

Assim como a ginástica, outros esportes terão provas mistas: tiro com arco, o atletismo (revezamento misto 4x100m), golfe, remo costal beach sprint e tênis de mesa.

O programa de Los Angeles também tem como objetivo garantir a igualdade de gênero, podendo até ser a primeira Olimpíada com mais atletas mulheres do que homens. Segundo o documento divulgado pelo COI, serão 5655 mulheres e 5543 homens na disputa. Esse número, porém, pode mudar, visto que os atletas do hipismo (200) não têm gêneros definidos.

No futebol, a mudança foi significativa. O número de equipes classificadas por gênero foi invertido, com agora 16 times femininos e 12 masculinos participando dos Jogos.

Novos esportes 5lc28

Cinco novos esportes serão incluídos nas Olimpíadas em Los Angeles: lacrosse, flag football, squash, beisebol/softbol e críquete.

Novas medalhas na natação 2m4o4w

Depois de muito tempo esperando, os fãs de natação finalmente verão as provas de 50m com estilos serem introduzidas nas Olimpíadas. Os 50m costas, borboleta e peitos para homens e mulheres estarão presentes em Los Angeles, resultando em 18 novas medalhas.

Outras medalhas adicionadas 2s5n2w

  • Remo: individual feminino (CW1x), individual masculino (CM1x) e double sculls misto (CX2x) terão suas estreias nos Beach Sprints do Costal.

  • Escalada: as provas de boulder e lead serão competidas como eventos de medalha separados, criando novos palcos para os atletas brilharem.

  • Basquete 3x3: Estreando nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 com 8 times cada para homens e mulheres, o evento expandiu para incluir 12 times por gênero