<
>

Ginasta que 'tomou' medalha de americana nas Olimpíadas manda recado a rival e cobra autoridades: 'Não somos culpados' 186w3z

Ana Barbosu, da Romênia, herdou medalha de bronze no solo da ginástica artística nas Olimpíadas de 2024 após decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). Naomi Baker/Getty Images)

A romena Ana Barbosu, que recém ganhou a medalha de bronze no solo da ginástica artística nas Olimpíadas de 2024, antes concedida a Jordan Chiles, dos Estados Unidos, desabafou em forma de recado às autoridades no Instagram. Ela, que perdeu o pódio na final do aparelho vencida por Rebeca Andrade por uma revisão, depois revertida pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), defendeu a adversária e pediu respeito às regras do esporte

Inicialmente, Chiles havia ficado em terceiro lugar com uma nota de 13.666, no entanto, a equipe americana pediu reavaliação da dificuldade de sua série, que foi aceita. Com isso, subiu para 13.766 e ou Barbosu, que fez 13.700. A Romênia, então, entrou com recurso, também aceito, e a nota voltou para 13.666, dando o bronze à sua competidora.

Quem subiu ao pódio, e até fez uma foto histórica com Rebeca, foi Jordan Chiles, com muita reclamação das romenas. Esse fato fez com que a americana sofresse "ataques dolorosos" nas redes sociais, segundo o Comitê Olímpico dos Estados Unidos, que lamentou, e criticou, a perda do bronze. Barbosu não gostou nada dessa reação contra a companheira da ginástica artística e se solidarizou.

"Sabrina, Jordan, meus pensamentos estão com vocês", escreveu em um story no Instagram, também citando a compatriota Sabrina Maneca-Voinea, que ficou em quarto lugar na final. "Eu sei o que vocês estão sentindo, porque eu já ei pelo mesmo, mas sei que voltarão mais fortes", continuou, adicionando que quer um pódio formado pelas três nas Olimpíadas de 2028: "Esse é meu real sonho".

Para Barbosu, nada do que Chiles sofreu na internet - que até a fez se afastar das redes - aconteceria se, segundo ela, as regras fossem seguidas. "Essa situação não existiria se as pessoas no comando tivessem respeitado o regulamento", ressaltou, pedindo simpatia aos atletas. "Nós não devemos ser culpados, e o ódio direcionado a nós é doloroso", completou.

Relembre como foi a polêmica do solo na final da ginástica artística nas Olimpíadas g5m3w

Ao todo, a Romênia fez três pedidos ao TAS na final do solo. O primeiro deles era para reverter um recurso feito pelos Estados Unidos ainda durante a disputa, que baixaria a nota de Chiles de 13.766 para 13.666. O segundo era retirar a penalização de Maneca-Voinea, que teve um desconto de 0.1 em sua apresentação. O terceiro e último foi uma sugestão de que as três atletas dividissem a medalha de bronze.

Apenas o primeiro dos pedidos foi aceito pelo tribunal. Com isso, Chiles perdeu os 13.766 e, com o desconto, caiu para a quinta posição, atrás das duas romenas. E enquanto Sabrina subiu para a quarta posição, Barbosu foi ao pódio e herdou a medalha de bronze.

Segundo o jornal Euronews, o TAS determinou a atitude pelo fato da equipe dos Estados Unidos ter pedido o recurso da nota após ultraar o tempo regulamentar na final de solo.

Durante a final, e após a série de Chiles, Barbosu já comemorava o lugar no pódio, quando a ginasta americana pediu revisão de sua nota, e os árbitros a aumentaram para 13.766.