<
>

Romênia vence recurso, e ginasta dos EUA que reverenciou Rebeca Andrade com Simone Biles perde bronze 246x1i

play
URGENTE: Pódio da final do solo da ginástica nas Olimpíadas muda após 5 dias; ENTENDA a polêmica (2:37)

Agora, o bronze ficará com Ana Maria Barbosu, da Romênia, que tinha terminado com a quarta colocação (2:37)

Uma reviravolta marcou a ginástica artística das Olimpíadas cinco dias após o encerramento das disputas. Depois da Federação da Romênia entrar com um recurso pedindo uma diminuição de pontos de Jordan Chiles, que tinha conquistado o bronze na prova de solo, a mesma que Rebeca Andrade levou o ouro, o TAS (Tribunal Arbitral do Esporte) aceitou o pedido e mudou o resultado da prova.

Agora, o bronze ficará com Ana Maria Barbosu, da Romênia, que tinha terminado com a quarta colocação.

Ao todo, a Romênia tinha feito três pedidos ao TAS. O primeiro deles era para reverter um recurso feito pelos Estados Unidos ainda durante a disputa, que baixaria a nota de Chiles de 13.766 para 13.666. O segundo era retirar a penalização de Sabrina Maneca-Voinea, também romena, que teve um desconto de 0.1 em sua apresentação. O terceiro e último foi uma sugestão de que as três atletas dividissem a medalha de bronze.

Apenas o primeiro dos pedidos foi aceito pelo TAS. Com isso, Chiles perde o 13.766 e, com o desconto, caiu para a quinta posição, atrás das duas romenas. E enquanto Maneca-Voinea sobe para a quarta posição, Barbosu sobe para o pódio e fica com a medalha de bronze.

Segundo o jornal Euronews, o CAS determinou a atitude pelo fato da equipe dos Estados Unidos ter pedido o recurso da nota após ultraar o tempo regulamentar na final de solo.

Na segunda-feira, Barbosu já comemorava o lugar no pódio, quando a ginasta americana pediu revisão de sua nota, e os árbitros a aumentaram para 13.766.

Pouco depois da decisão, Jordan Chiles postou uma mensagem em suas redes sociais anunciando que havia decidido fazer uma pausa em suas redes sociais "para proteger sua saúde mental".