Diferentemente do que acontece em outros esportes, as negociações na NBA não envolvem diretamente os jogadores. Se no futebol é normal os clubes se acertarem por uma transferência, mas o atleta recusar se transferir, na liga de basquete é normal que os astros sequer fiquem sabendo de tudo antes de ser oficializado.
Foi exatamente essa a situação vivida por Anthony Davis e Luka Doncic, que agora defenderão Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers, respectivamente. Esse tipo de situação foi questionado por uma outra grande estrela do esporte, Kevin Durant.
Na noite deste sábado (1), logo após a derrota do Phoenix Suns para o Portland Trail Blazers, o camisa 35 comentou o que tinha acabado de acontecer na NBA, e mostrou ainda não estar acreditando que esse tipo de negociação pudesse ter se concretizado.
"Eu nunca teria pensado que Luka Doncic seria trocado nessa idade, sabe? No meio da temporada. A NBA é um lugar selvagem, cara. Se ele pode ser trocado, então qualquer um pode, sabe? Isso tem que ser a maior troca que já vi desde que estou na liga, ou desde que assisto ao esporte, isso é insano. Então, sim, todos os outros times podem ganhar confiança e dizer, que se dane, vou trocar meus jogadores e alguns dos meus melhores jogadores. Droga, isso não está funcionando, sabe? Mas, sim, ainda estou chocado."
Outro astro dos Suns, Devin Booker, adotou um tom mais brincalhão sobre a troca, e mostrou que ela envolvia outro Luka, que defende o Minnesota Timberwolves, e é bem menos famoso e relevante para a NBA.
"Alguém nos disse no banco, Luka, Luka Garza? Quem foi trocado? E não tenho certeza de quem fez a troca. Certo, para Garza, certo. Sim, loucura."