<
>

Ex-campeã do UFC não descarta aposentadoria após derrota: 'Ainda é incerto' q5839

Miesha Tate durante una de las dos peleas que sostuvo en 2021. Getty Images

No início de maio, no card do UFC Des Moines, Miesha Tate voltou a competir após um ano e meio afastada dos octógonos. Diante de Yana Santos, a ex-campeã peso-galo (61 kg) travou um duelo parelho, mas acabou derrotada na decisão dos juízes. A performance contra a rival russa pode ter marcado a última aparição da veterana como lutadora profissional de MMA, possibilidade itida pela própria.

Através de suas redes sociais, Miesha revelou que duas graves lesões ligamentares a obrigaram a ficar tanto tempo sem lutar. Feliz por ter superado as adversidades no período afastada, a americana exaltou o fato de ter voltado a competir no Ultimate.

Ao projetar seu futuro, entretanto, a atleta de 38 anos fez mistério, mas itiu que existe a possibilidade iminente de pendurar as luvas em breve.

“E depois de estar 18 meses parada e após a maior lesão da minha carreira, eu posso dizer que, sinceramente, estou feliz com essa performance (no UFC Des Moines). Estou feliz, mesmo com a derrota. Não tomarei decisões finais e definitivas ainda. Ainda é incerto se eu vou lutar novamente ou não. Não vou esclarecer nenhuma dessas questões (ainda), porque não acho que haja uma resposta certa ou errada para isso. Em breve atualizarei todos vocês”, informou a americana, em parte de seu pronunciamento.

Apesar de ocupar a 13ª posição do ranking até 61 kg, Miesha já não sonha mais com o cinturão. Afinal de contas, a veterana venceu somente um de seus últimos quatro combates no UFC. A má fase e chance ínfima de pleitear grandes feitos na reta final de carreira podem ser cruciais para que Tate decida seu futuro.

Outro fator que pode pesar no momento da americana decidir se aposentar ou não é o seu compromisso com sua família – sobretudo seus dois filhos, de 4 e 6 anos.

Miesha, de 38 anos, é um dos pilares da consolidação do MMA feminino e um dos nomes mais populares da modalidade. Além dos feitos que conquistou em sua carreira, ‘Cupcake’ também ficou conhecida por sua rivalidade com Ronda Rousey.

A americana iniciou sua trajetória nas artes marciais mistas como profissional em 2007 e foi campeã do Strikeforce e do UFC. Caso realmente opte por se aposentar, Tate deixará um cartel composto por 20 vitórias, sendo as principais sobre Holly Holm e Liz Carmouche, e dez derrotas.