<
>

Como amigos de infância viraram 'dor de cabeça' para Dorival na seleção brasileira da Copa América 4z5x6x

Amigos desde a infância, vizinhos no ado e hoje concorrentes diretos por uma vaga no time titular da seleção brasileira.

Essa é a situação de João Gomes e Douglas Luiz, volantes revelados no futebol carioca e que brilham em times da Premier League. A dupla virou ''dor de cabeça'' para Dorival Júnior definir o time que abre a Copa América na próxima segunda-feira (24), contra a Costa Rica, em Los Angeles.

A relação entre os dois começou bem antes dessa disputa paralela, ainda nas categorias de base, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Enquanto João era revelado no Flamengo e morava próximo ao Piscinão de Ramos, Douglas iniciava a sua carreira no rival Vasco, bem perto dali, na favela Nova Holanda, no Complexo da Maré.

''A relação é muito boa. Conheço o João de muito tempo, a gente tem o mesmo empresário. É vizinho meu'', confirmou Douglas Luiz, em entrevista coletiva.

''Fico feliz de estar com ele na seleção. Desde menorzinho ele ia para o Flamengo e eu para o Vasco. É um cara por quem eu torço muito, tem bom coração. Um cara excelente'', completou.

Só que o destino acabou separando os dois cariocas ainda cedo. O primeiro a deixar o país foi Douglas, em 2017, quando foi comprado pelo Grupo City por 13 milhões de euros (R$ 48 milhões na ocasião). Ele ainda defendeu o Girona antes se transferir para o Aston Villa, em 2019, onde está até hoje. Tudo indica que se mudará para a Juventus após a participação do Brasil.

Quando o amigo já estava na Europa, João, seis anos mais novo, estreou no time profissional do Flamengo em 2020. Com a camisa rubro-negra, acumulou seis títulos antes de rumar para o Wolverhampton, da Inglaterra, em 2023, por nada menos que 18,7 milhões de euros (R$ 103,2 milhões).

Adversários e destaques de seus respectivos times na Inglaterra, Douglas e João se ''reencontraram'' na seleção de Dorival Júnior. E, logo de cara, criaram um problemão para o treinador. No amistoso contra o México, Douglas Luiz foi titular e João Gomes entrou no segundo tempo. Já diante dos Estados Unidos, a situação se inverteu.

Agora caberá a Dorival decidir qual dos dois amigos vai começar a Copa América. A seleção está no grupo D ao lado de Colômbia, Paraguai e Costa Rica.

Próximos jogos do Brasil: 554e17