Luís Zubeldía, treinador do São Paulo, foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o STJD, com duas partidas de suspensão por “reclamação desrespeitosa” ao ser expulso no empate por 0 a 0 do Tricolor do Morumbi, contra o Atlético-MG, em confronto realizado no dia 6 de abril válido pelo Campeonato Brasileiro.
De acordo com a súmula da partida, Zubeldía tentou invadir o gramado após a expulsão e precisou ser contido pelos atletas do São Paulo. Por conta da punição, o argentino cumpriu suspensão automática na rodada seguinte. Mas, após acumular três cartões amarelos, o treinador acumula mais uma partida de gancho.
Desta forma, Zubeldía está fora dos compromissos contra Mirassol e Bahia pelas próximas duas rodadas do Campeonato Brasileiro. A Procuradoria denunciou o técnico por reclamação desrespeitosa no artigo 258, inciso II, e por invadir o campo no artigo 258-B, ambos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.
O São Paulo tentou se defender ao argumentar que Zubeldía “só reclamou” e que “em nenhum momento proferiu ofensas contra a arbitragem”. Mesmo assim, o STJD optou pelo gancho ao treinador. O centroavante Jonathan Calleri também foi denunciado por ter sido expulso contra o Galo, mas a Procuradoria retirou a denúncia.
A decisão ainda cabe recurso ao Pleno. O São Paulo volta a campo nesta terça-feira (20), às 21h30 (de Brasília), contra o Náutico, nos Aflitos, pelo confronto de volta da Terceira Fase da Copa do Brasil. Na ida, no Morumbis, o Tricolor venceu por 2 a 1 e pode se classificar com apenas um empate.
Próximos jogos do São Paulo 6q1273
Náutico (F): 20/5, 21h30 (de Brasília) - Copa do Brasil
Mirassol (C): 24/5, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Talleres (C): 27/5, 19h (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores