A CONMEBOL Libertadores de 2024 conheceu o seu penúltimo classificado neste sábado (16). O Rosario Central venceu o Platense por 1 a 0, pela decisão da Copa da Liga Argentina, o segundo turno do campeonato local, e garantiu o Godoy Cruz como o último representante argentino - e o 46° geral - classificado para a próxima edição do torneio continental.
Como os Canallas já estavam classificados para a disputa, o Bodeguero, ficou com a vaga, não para a fase de grupos, mas para a segunda fase. Caso o Calamar tivesse ficado com o título, iria para a fase de grupos, colocando o San Lorenzo para a segunda fase.
Desta forma, a última vaga para a próxima Libertadores está entre Jorge Wilstermann e Aurora, da Bolívia. E o 47° classificado será conhecido na próxima segunda-feira (18), quando o Hércules volta a enfrentar o Bolívar, pela Copa da Divisão Profissional.
Como perdeu por 2 a 1 para o Bolívar, neste domingo (16), o Jorge Wilstermann precisará virar o placar para ficar com a vaga. Caso contrário, o Aurora se classifica para a competição continental, por ser o quarto melhor colocado na tabela geral.
No Brasil, os oito classificados já eram conhecidos desde o fim do Brasileirão, no início do mês. São eles: Atlético-MG, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino e São Paulo. O Glorioso e o Massa Bruta disputarão a fase prévia da competição em busca de um lugar na fase de grupos.
Veja a lista dos classificados à Libertadores de 2024: 95m3j
Argentina: Estudiantes, River Plate, Rosario Central, San Lorenzo, Talleres e Godoy Cruz
Brasil: Atlético-MG, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino e São Paulo
Bolívia: Always Ready, Bolívar e The Strongest
Chile: Cobresal, Colo Colo, Huachipato e Palestino
Colômbia: Águilas Doradas, Atlético Nacional, Junior Barranquilla e Millonarios
Equador: Aucas, Barcelona, El Nacional, Independiente Del Valle e LDU
Paraguai: Cerro Porteño, Libertad, Nacional e Sportivo Trinidense
Peru: Alianza Lima, Melgar, Sporting Cristal e Universitario
Uruguai: Defensor, Liverpool, Nacional e Peñarol
Venezuela: Caracas, Deportivo Táchira, Puerto Cabello e Portuguesa