<
>

Palmeiras x Flamengo: quais reforços ainda cabem nos 'elencos mais fortes do Brasil' às vésperas do Mundial 3w1l5w

Neste domingo (25), Palmeiras e Flamengo se enfrentam às 16h (de Brasília), no Allianz Parque, em duelo direto pela liderança do Campeonato Brasileiro.

Mas, apesar de estarem brigando ponto-a-ponto pelo topo da tabela, os gigantes também já começam a pensar cada vez mais no Mundial de Clubes da Fifa, em junho, nos Estados Unidos.

A dupla chegará ao torneio cerca de expectativa, já que possui elencos recheados de estrelas e que estão entre os mais valiosos da América.

Mas será que ainda cabe mais alguém em Verdão e Fla para a disputa do Mundial? Os planteis já estão completos para a competição da Fifa ou possuem carências?

Abaixo, a ESPN mostra os cenários bem diferentes das duas equipes antes do torneio nos EUA.

Palmeiras 5z5u6p

O Verdão aqueceu sua preparação para o Mundial na virada de 2024 para 2025, quando fez investimentos pesados em reforços.

À época, chegaram os atacantes Vitor Roque, Paulinho e Facundo Torres, que se tornaram, nesta ordem, as contratações mais caras da história do Alviverde.

Também vieram outros nomes importantes na composição do elenco, como Bruno Fuchs, Micael, Emiliano Martínez e Lucas Evangelista.

Vale lembrar que, no meio de 2024, o Palmeiras também já tinha feito outras aquisições pesadas, como o lateral Giay e os meias Maurício e Felipe Anderson, além de afastar sondagens pelo volante Richard Ríos e pelo meia Raphael Veiga.

O grupo para o Mundial, portanto, está "fechado", segundo a presidente palestrina, Leila Pereira.

"Nós temos uma janela (de transferências) agora em junho. Se houver alguma oportunidade, se o Abel perceber que precisa de algum reforço em alguma posição, e se tiver algum atleta que meu departamento de futebol ache interessante que o Palmeiras traga, estamos sempre abertos a novos atletas que venham incorporar e fortalecer ainda mais o nosso elenco", iniciou.

"Mas, para não criar expectativa no torcedor: nosso elenco está fechado", pontuou, em entrevista coletiva recente.

Segundo apurou a ESPN, a comissão técnica entende que há apenas um tipo de jogador em falta no elenco alviverde no momento: um ponta esquerda de estilo driblador, com velocidade e facilidade em lances de mudança rápida de direção.

O clube entende ter um atleta do tipo na base: o jovem Dudu, atualmente no elenco sub-15. No entanto, o garoto ainda vai demorar alguns anos até estar pronto para o profissional.

A ponta esquerda deve ser, portanto, a área prioritária na busca por reforços. É improvável que alguém chegue na janela especial de junho, mas, no fim do ano, as buscas por um atleta da posição devem esquentar.

No momento, quem mais vem atuando pelo setor é o uruguaio Facundo Torres, mas fora de posição, já que seu lugar favorito no campo é a ponta direita.

Flamengo 6v1371

Após contratar vários reforços de peso nas últimas temporadas, o Flamengo adotou uma estratégia diferente para 2025, sendo bem mais "econômico" no mercado da bola.

Com isso, chegaram "apenas" o atacante Juninho, que veio do Qarabag, e o zagueiro Danilo, contratado após rescisão de contrato com a Juventus.

O técnico Filipe Luís, porém, ainda quer encorpar mais seu plantel. Em entrevista recente, ele itiu que espera reforços, principalmente um "substituto" para o meia Arrascaeta. O clube tem interesse também em mais um atacante.

"Com certeza estamos no mercado olhando qualquer tipo de opção para meias, volantes e atacantes. Para todas as posições para que possamos melhorar o elenco. O mercado vai abrir em junho e com certeza temos nomes para elevar o nível desse elenco, que já é muito alto", indicou.

O executido de futebol rubro-negro, José Boto, também apontou que o clube está atento ao mercado e "focado em entradas" no plantel muito em breve.

O português, inclusive, revelou que já há negociações abertas com alguns atletas.

"Quando abrir a janela, qualquer clube está sujeito a saídas. Nesse momento estamos focamos em entradas, em reforçar o elenco. Embora o elenco seja bom, nós entendemos que necessitamos de alguns reforços para a segunda parte da temporada", observou, ao Prime Video.

"Eles [reforços] já estão mais do que identificados e já estamos em fase de negociações. Agora se vão chegar na janela de daqui 10 dias ou depois, na janela grande, ainda não sabemos e também não vamos cometer nenhuma loucura só por causa do Mundial. Eles estão identificados e eles já estão em processo de negociação, isso eu posso garantir", salientou.

"Sempre tem que pensar em mais gente boa, em dar mais soluções ao técnico, em aproximar mais o elenco às ideias do treinador e é isso que vamos fazer", complementou.

Para o Mundial, já é certo que o volante Jorginho, em reta final de contrato com o Arsenal, deve chegar na virada do mês. Outros nomes, porém, são guardados em segredo pela diretoria.

Já a saída com maior possibilidade de acontecer é a do lateral-direito Wesley. Caso ele seja vendido, a alta cúpula rubro-negra deve correr também atrás de um novo ala destro.

Próximos jogos do Palmeiras: 28s5b

Próximos jogos do Flamengo: 4dy48