O Newcastle é o mais novo rico do futebol europeu após ser comprado por um grupo de investimentos da Arábia Saudita. A aquisição foi anunciada oficialmente nesta quinta-feira (7) pelo clube inglês.
O fã de esporte acompanha os jogos da Premier League com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+. Clique aqui para mais informações.
Os valores não foram divulgados, mas especula-se em veículos britânicos que a negociação girou pelo menos em torno de 300 milhões de libras (R$ 2,2 bilhões).
As negociações começaram há mais de um ano e foram retomadas após um acordo entre os sauditas e a emissora “beIN Sports”, detentora dos direitos da Premier League para o Norte da África e o Oriente Médio.
Em julho de 2020, a liga e o governo inglês acusaram a Arábia Saudita de pirataria, já que a emissora não conseguia operar no país por conta de um conflito diplomático entre sauditas e o Catar.
O Newcastle pertencia ao empresário Mike Ashley, fortemente criticado pela torcida desde 2017. A aproximação do tradicional clube inglês com o Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita gera debates a respeito do uso de governos ditatoriais como forma de apagar ações feitas que violam os direitos humanos e que, por isso, os governos não querem que sejam conhecidas pelo resto do mundo.
O time inglês é o atual penúltimo colocado da Premier League, com apenas três pontos somados em sete jogos. O clube tem quatro títulos do Campeonato Inglês, o último deles conquistado na temporada 1926/27.