Apenas três dias após a goleada por 4 a 1 para cima do Real Madrid, o Barcelona voltou à campo nesta quarta-feira, contra o Cultural Leonesa, pela Copa do Rei. E o que se viu foi bastante diferente do último jogo. Primeiro porque o técnico Ernesto Valverde optou por escalar um time totalmente reserva, dando chances para atletas como Arturo Vidal e o brasileiro Malcom. Apesar disso, o time mostrou o porque é considerado um dos mais fortes do mundo e, com um gol nos acréscimos, venceu por 1 a 0.
E com ausências importantes, como a do lesionado Messi e de Suárez, que marcou três vezes contra o Real Madrid, o gol da vitória catalã só saiu nos acréscimos do segundo tempo. Após cobrança de falta para a área, de Dembélé, o zagueiro Lenglet subiu mais alto do que a defesa e cabeceou para o fundo das redes, determinando o triunfo do Barcelona.
Depois da vitória, a equipe catalã a a precisar agora apenas de um empate no jogo de volta, no Camp Nou, no dia 5 de dezembro. Antes disso, já neste sábado, o Barcelona, líder do Campeonato Espanhol, joga fora de casa, contra o Rayo Vallecano, tentando defender a ponta da tabela.
O JOGO 474c4u
Tendo posse muito superior à do seu adversário (63%), o clube catalão não conseguiu criar muitas oportunidades na primeira etapa – apenas três finalizações. Isso porque muitas das jogadas esbarraram na defesa adversária ou a bola não era tão bem ada e saía de campo.
Uma das melhores chances foi aos 9, quando Dembélé cobrou a falta e a defesa desviou quando Munir ia finalizar. Já o time da casa forçou Cillessen a trabalhar aos 12. Semedo errou na saída de bola, Zelu fez o arremate e o goleiro do Barça defendeu.
O segundo tempo começou movimentado. Aos dois, Malcom finalizou e errou o alvo. Como resposta, aos seis, Jorge Ortiz chutou da entrada da área e obrigou Cillessen a trabalhar. Já aos 14, o atacante brasileiro recebeu na área, fez o giro e bateu de cavadinha, entretanto a bola foi por cima da meta adversária.
As duas equipes voltaram ao ataque aos 17 minutos. Primeiro, Dembélé mandou a cobrança de falta por cima do gol. Dois minutos depois, Cillessen voltou a fazer grande defesa, dessa vez em cobrança de falta do Leonesa. Aos 26, Aleña arriscou da entrada da área e fez o goleiro dos mandantes trabalhar.
Quando o relógio do segundo tempo já chegava próximo do encerramento, o Barcelona conseguiu a vitória. Nos acréscimos da etapa final, o defensor Lenglet aproveitou cobrança de falta para a área de Dembélé e testou para o gol: 1 a 0 e triunfo catalão.
Confira outros resultados:
Alavés 2 x 2 Girona
Cordoba 1 x 2 Getafe
Mallorca 1 x 2 Valladolid