<
>

Quem é Paulo Turra, ex-braço direito de Felipão e novo técnico do Santos? 1co5h

Paulo Turra e Luiz Felipe Scolari antes de Palmeiras 2 x 0 Atlético-PR Gazeta Press

Depois de ser demitido do Athletico-PR, Paulo Turra tem a nova missão de ser técnico do Santos. O profissional, que foi anunciado nesta sexta-feira, é parceiro e braço direito de Felipão desde 2017 e, até aqui, teve uma breve experiência como técnico de Série A.

Turra nasceu no Rio Grande do Sul, no município de Tuparendi, e iniciou sua carreira como jogador na base do Caxias, em 1990. Sete anos depois, o ex-zagueiro teve a oportunidade de ser emprestado ao Botafogo, onde foi campeão carioca.

Em 2000, chegou ao Palmeiras e ajudou o time na trajetória do título da Copa dos Campeões, sendo vice, posteriormente, da Copa Mercosul e da CONMEBOL Libertadores de 2001. Na sequência, teve agens por Boavista e Vitória de Guimarães, de Portugal, e Hibernian, da Escócia.

Foi só em 2007 que Paulo Turra retornou ao futebol brasileiro para defender o Sertãozinho e o Avaí, clube em que se aposentou ao final do ano. Logo depois, o profissional já teve sua primeira experiência à beira do campo como auxiliar técnico do Novo Hamburgo, do Rio Grande do Sul. O trabalho de estreia como treinador principal, porém, veio acontecer em 2009, quando assumiu a equipe gaúcha de forma interina.

Nas temporadas seguintes, assumiu Brusque, Cianorte, Operário-PR, Avaí e Caxias. Aliás, foi no Cianorte, em 2016, que levantou o primeiro título como técnico ao conquistar o Campeonato Paranaense.

Não demorou muito para que Turra se tornasse auxiliar de Luiz Felipe Scolari. O treinador pediu demissão do Cianorte justamente para acompanhar o técnico campeão do mundo no Guangzhou FC, da China. Desde então, onde um andava, o outro ia junto.

Ambos trabalharam em conjunto no Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio e Athletico-PR. Este último clube foi onde os dois se separaram. Depois de Felipão se aposentar e se tornar dirigente do Furacão, Turra assumiu o comando do time. Porém, com a saída do veterano ao Atlético-MG, a equipe decidiu demitir Turra também.

Desde que tomou frente do elenco do Athletico-PR, Paulo Turra somou um aproveitamento de 73,1%, com 25 vitórias, quatro empates e sete derrotas. O time foi campeão paranaense invicto, está na sétima posição do Campeonato Brasileiro, classificado às quartas de final da Copa do Brasil e às oitavas da Libertadores.

A missão, agora, será mais complicada. O Santos é o 13º colocado no Brasileirão com 13 pontos, dois a mais que o Goiás, primeiro integrante da zona de rebaixamento. Na temporada, o Peixe não vence há nove jogos, acumulando a eliminação na Copa do Brasil e reveses na CONMEBOL Sul-Americana.

A última derrota do Santos foi no clássico contra o Corinthians, partida que ficou marcada por inúmeros atos de vandalismo e confusões ao redor da Vila Belmiro. No próximo domingo, o Alvinegro Praiano terá pela frente o duelo com o Flamengo, em casa, às 18h30 (de Brasília). Na quinta, recebe o Blooming pela Sul-Americana, às 19h.