O Brasil está em Paris com sua quarta maior delegação na história das Olimpíadas. Mas como é o chamado Time Brasil? De onde vêm os atletas? Quais clubes eles representam? E quem são os mais altos, os mais baixos, os mais novos e os mais velhos? 654c22
TOTAL DE ATLETAS 2z3j23
Vamos começar pela quantidade! E aqui já cabe uma explicação. O Brasil conta oficialmente 274 atletas na delegação. Mas essa lista vai se basear no número de 276. Isso porque as equipes de salto e CCE do hipismo estão em Paris com quatro representantes cada, mas só três vão para a competição. Como ainda não sabemos qual será o “cortado”, consideraremos todos nas contas abaixo.
O Brasil está em Paris com 153 mulheres e 123 homens (121 na conta oficial). É a primeira vez na história que a delegação brasileira tem maioria feminina.

O time só não tem representantes em cinco modalidades: breaking, escalada, golfe, hóquei sobre grama e polo aquático. Como de costume, o esporte com a maior delegação é o atletismo, com 41 atletas. O vôlei aparece logo em seguida com 24, e a natação fecha o pódio com 20 (somando Águas Abertas).

ALTURA 6f5m1m
É aqui que temos aquelas fotos mais curiosas das Olimpíadas: o encontro das baixinhas da ginástica com os gigantes do vôlei!
Mas, desta vez, a atleta mais baixa da delegação brasileira vem de outro esporte. É Rayssa Leal, nosso fenômeno do skate, que tem apenas 1,47m de altura. São nada menos que 63 centímetros a menos que Evandro, o gigante do vôlei de praia que tem 2,10m.


IDADE 5k346i
Rayssa Leal de novo aparece como nosso grande destaque! Ela já não é mais a criança que era em Tóquio, mas segue sendo nossa atleta mais nova da delegação, agora com 16 anos de idade.
Do lado oposto, nossos cavaleiros do hipismo é que dominam. Rodrigo Pessoa é o mais velho do Time Brasil, com 51 anos. Ele vai para a sua oitava disputa de Jogos Olímpicos, se isolando como o brasileiro com mais participações.


DE ONDE VÊM OS ATLETAS z2v72
O time Brasil tem representantes de 21 estados e também do distrito federal. O grande destaque é São Paulo, com 95 atletas nascidos em solo paulista. O Rio de Janeiro vem logo atrás, com 53.
Só cinco estados não têm representantes: Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Quando falamos de cidade, a conta inverte. A capital carioca lidera com 39 atletas, oito a mais que a capital paulista. Destaque também para Niterói (RJ), a cidade que não é capital com mais representantes na delegação (6).

O Time Brasil ainda tem sete atletas que nasceram fora do país:
Julia Bergmann (vôlei) – nascida na Alemanha
Luana Silva (surfe) – nascida nos Estados Unidos
Leal (vôlei) – nascido em Cuba
Lukas Bergmann (vôlei) – nascido na Alemanha
Nathalie Moellhausen (esgrima) – nascida na Itália
Nick Albiero (natação) – nascido nos Estados Unidos
Rodrigo Pessoa (hipismo) – nascido na França
DE QUAIS CLUBES SÃO OS ATLETAS 6u2b1j
Essa é a contagem mais eclética do raio-x. Há esportes em que os atletas não representam clubes, como o skate e o surfe. Há esportes que os atletas representam mais de um clube, um fora e outro dentro do país.
Quem aparece com mais atletas nas Olimpíadas é o Pinheiros, um dos clubes mais tradicionais do país e que fica no estado de São Paulo. Em segundo na lista está o Praia Clube, de Minas Gerais, que vem aumentando muito seu investimento em esportes – o que claramente já está dando resultados.
Quem chama a atenção na lista é o Flamengo, que aparece logo em terceiro. O clube de futebol de maior torcida do Brasil até diminuiu seu investimento em esportes olímpicos, mas ainda tem 10 atletas nas Olimpíadas. E com grandes nomes como Rebeca Andrade, Isaquias Queiroz e Rafaela Silva.
O Corinthians é outro clube de futebol que aparece com muitos atletas (7), mas justamente por conta do futebol feminino (que tem 6 convocadas).