Proprietário do San Francisco 49ers, Jed York afirmou que interessados têm abordado sua família “provavelmente semanalmente” para tentar comprar uma parte dos 97% da franquia que os Yorks possuem. Agora, ao que parece, três interessados formalizaram propostas. b2k5y
Como revelou o portal norte-americano Sportico, especializado em negócios no esporte, essa negociação avançou após a franquia ser avaliada em mais de US$ 8,5 bilhões (algo em torno de R$ 48,5 bilhões).
Se um acordo for fechado com essa base de análise, os 49ers se tornariam a franquia com a maior avaliação no esporte.
As famílias Khosla (3,1%), Deeter (2,1%) e Griffith (1%) são as potenciais compradoras, de acordo com informações do portal The Athletic
A NFL deverá aprovar formalmente as transações na reunião de proprietários das equipes que acontece na próxima semana, em Minneapolis. Os 49ers se recusaram a comentar sobre essas propostas.
Os Niners vêm recebendo ofertas nos últimos meses, e York afirmou em março, em reunião anual da NFL, que sua família estava considerando a venda de até 10% de sua participação acionária.

Na época, o empresário chamou a decisão de “alocação de ativos da família” com base nos desejos e necessidades de vários membros.
“É uma daquelas coisas em que, se houver uma oportunidade que faça sentido, sempre a exploraremos. Mas não tenho certeza do que faremos no final”, disse York na ocasião. “E se acontecer, tentaremos encontrar as pessoas certas que nos ajudem a impulsionar tudo o que estamos fazendo dentro e ao redor da equipe, dentro e fora de campo, e apenas garantir que tenhamos bons parceiros conosco”.
Todos os três compradores relatados têm experiência em capital de risco.
Vinod Khosla é cofundador da Sun Microsystems e fundador da Khosla Ventures, em Menlo Park, Califórnia. Byron Deeter é sócio da Bessemer Venture Partners em Redwood City e São Francisco, e William Griffith é sócio da Iconiq Capital, em São Francisco.
Essa, no entanto, não é a única movimentação em potencial na NFL. Segundo revelou o jornal Los Angeles Times, os Chargers estão solicitando aprovação para venderem uma participação de 8% da franquia para uma empresa de investimento privada.
O jornal disse que o proprietário dos Chargers, Dean Spanos, e os irmãos Michael Spanos e Alexis Spanos Ruhl tentarão vender a participação para a empresa de investimento privado Arctos na reunião da próxima semana.