Vrabel foi linebacker dos Patriots de 2001 a 2008 e foi membro integrante de três times campeões do Super Bowl. Ele atuou como técnico do Tennessee Titans de 2018 a 2023, conseguindo um recorde de 54-45 na temporada regular e uma marca de 2-3 nos playoffs, que incluiu uma viagem para o AFC Championship Game em 2019.
Vrabel, o técnico do ano da NFL da Associated Press em 2021, substitui Mayo, que foi demitido no 5 de janeiro após registrar um recorde de 4-13 em sua única temporada como técnico dos Patriots.
Os Patriots também entrevistaram o coordenador ofensivo do Detroit Lions, Ben Johnson, o ex-coordenador ofensivo do Tampa Bay Buccaneers, Byron Leftwich, e o ex-coordenador ofensivo do Houston Texans, Pep Hamilton, para a abertura.
Embora Vrabel seja mais identificado com os Patriots por sua carreira de jogador, que também incluiu agens pelo Pittsburgh Steelers (1997-2000) e pelo Kansas City Chiefs (2009-10), ele nunca foi como treinador em New England. Sua carreira de técnico começou em 2011, trabalhando com os linebackers na Ohio State.
Vrabel ou três temporadas em Ohio e depois quatro com os Texans antes de sua agem de seis anos como técnico dos Titans, que terminou quando ele foi demitido após temporadas consecutivas de derrotas. Em 2024, foi treinador e consultor de pessoal do Cleveland Browns.
Vrabel, 49 anos, foi incluído no Hall da Fama dos Patriots em 2023 e compartilhou sua afinidade com a franquia e proprietário Robert Kraft naquele dia, dizendo: "Este é um lugar especial com grande liderança, grandes fãs, ótima direção e ótimo treinamento. .. Não é assim em todo lugar."
Ele observou naquele dia que era apenas a quinta vez que ele retornava a New England desde que foi negociado para Kansas City em 2009 e compartilhou boas lembranças de sua vida lá, incluindo ele e sua esposa, Jen, criando dois filhos, Tyler e Carter, em seus primeiros anos.
Como jogador dos Patriots, Vrabel foi creditado pelo técnico Bill Belichick por seus fundamentos, comprometimento com o sucesso da equipe, resistência, liderança, consciência situacional e inteligência, entre outras coisas. Os Titans de Vrabel refletiram principalmente isso, com seu comando de gerenciamento de jogo – que inclui muitas coisas aprendidas com Belichick – entre as áreas que impressionaram Kraft, de acordo com uma fonte da equipe.
Um exemplo veio na vitória dos Titans nos playoffs por 20-13 sobre os Patriots no dia 4 de janeiro de 2020, quando Vrabel aproveitou uma brecha no livro de regras que lhe permitiu queimar 1:49 do cronômetro no quarto período sem correr uma jogada - ajudando a manter o quarterback Tom Brady fora de campo.
Em seu discurso no Patriots Hall of Fame em 2023, Vrabel disse que o que viveu no vestiário como jogador em New England continua sendo o padrão do que ele espera alcançar como treinador.
"Nós nos responsabilizamos, porque havia confiança, havia um entendimento, um respeito de que você poderia dizer coisas que precisavam ser ditas um ao outro”, disse ele. "Todos os dias é isso que tento recriar onde quer que treine. Não sei se conseguiremos, mas todos os dias vou tentar porque nada era mais importante do que a equipa".