Futebol Americano
Kaique Lopreto, de São Paulo (SP) 2y

Quase algoz de gigante brasileiro: como James se saiu na única competição sul-americana de clubes que disputou? 4a514n

Após fazer seu primeiro jogo como titular do São Paulo, James Rodríguez vive a expectativa de atuar pela primeira vez na carreira pela CONMEBOL Sul-Americana na partida contra a LDU, que terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+ na noite desta quinta-feira (24), às 19h (de Brasília). Porém, o astro colombiano já viveu grande experiência em outra famosa competição da América do Sul, onde teve atuação de gala contra multicampeão uruguaio e quase também eliminou um gigante brasileiro. 306l2t

Em 2010, ainda quando tinha apenas 18 anos, James era o principal nome do Banfield, da Argentina, que disputava a CONMEBOL Libertadores. O clube da região metropolitana de Buenos Aires participava da competição após campanha histórica no Campeonato Argentino, quando conquistou seu primeiro e único título do Abertura de 2009.

Omar Piccoli, então auxiliar de Julio Falcioni, técnico da equipe na época, relembrou em entrevista à ESPN que, mesmo muito jovem, James já era focado e muito diferente do restante dos companheiros.

"James estava sempre de bom humor, com muita gana de aprender. O treinamento acabava e ele ficava trabalhando no campo. Treinava faltas, chutes de média e longa distância, chutes com a perna direita. Tudo para se aperfeiçoar", contou.

Assim, com o colombiano de destaque, o Banfield entrou na Libertadores para tentar surpreender. E conseguiu. Ao lado de Nacional, do Uruguai, Morelia, do México, e Deportivo Cuenca, do Equador, o time argentino fez uma boa campanha no grupo 6, onde se classificou em segundo colocado, com 11 pontos, um atrás do tradicional Nacional.

E, claro, esse bom desempenho ou muito pelos pés de Rodríguez. Nessas seis primeiras partidas, ele foi titular em todas, marcando quatro gols. E um jogo foi ainda mais especial. No duelo fora de casa contra o Nacional, no Gran Parque Central, o jovem meia canhoto assumiu o protagonismo e marcou os dois gols do Banfield, que conseguiu um empate em 2 a 2 com os adversários. A atuação dele acabou chocando até a comissão técnica.

"A partida que mais me recordo foi contra o Nacional no Uruguai. Ele marcou dois gols, sendo um de pênalti com muita tranquilidade. Ele tinha me prometido a camiseta dele antes do jogo, mas, quando acaba a partida, ele queria ficar com ela porque estava orgulhoso do que tinha feito. Obviamente, eu deixei", conta Omar.

O destino acabou sendo um pouco cruel com o clube argentino, que teve que enfrentar o Internacional (time que acabou campeão da competição) nas oitavas de final. Contudo, mesmo contra um poderoso elenco do Colorado, James quase conseguiu costurar um "milagre".

Na partida de ida, o Banfield venceu por 3 a 1, com direito ao meia abrindo o placar e sendo o cara do embate. Contudo, na volta, no Beira-Rio, James viu seu time perder por 2 a 0 e ainda foi expulso do confronto após levar dois cartões amarelos. O revés acabou eliminando a equipe argentina pelo critério de gols marcados fora de casa.

"Fizemos uma grande partida em casa, quando ganhamos com boa participação de James. Mas tomamos um gol 'sonso', que acabou custando a classificação no jogo da volta. Mas a Libertadores que fez pelo Banfield, James vai lembrar por toda a vida", disse Omar.

Depois de impressionar na Libertadores mesmo tão jovem, James acabou negociado com o Porto, de Portugal, onde começou a trilhar seu caminho vitorioso pelo futebol europeu.

Agora no São Paulo, o astro colombiano, que acertou um contrato de duas temporadas com o clube do Morumbi, espera poder ter o mesmo impacto positivo. Após estrear contra o Flamengo e fazer seu primeiro jogo como titular contra o Botafogo, o meia quer mais minutos em campo para virar opção importante do técnico Dorival Jr.

Próximos jogos do São Paulo: 46651i

  • LDU (F) - 24/08, 19h (de Brasília) - CONMEBOL Sul-Americana, com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+

  • América-MG (F) - 27/08, 16h (de Brasília) - Brasileirão

  • LDU (C) - 31/08, 19h (de Brasília) - CONMEBOL Sul-Americana, com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+

Onde assistir a LDU x São Paulo 6a371m

LDU x São Paulo terá transmissão, ao vivo, pela ESPN no Star+, nesta quinta-feira (24), às 19h (horário de Brasília)

^ Ao início ^