Futebol Americano
ESPN.com.br 86d

Por que semifinais do Gauchão terão VAR de outros estado? 5a5w3v

A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) anunciou nesta terça-feira (25) que os jogos de volta das semifinais e os dois da final do Campeonato Gaúcho acontecerão com árbitros de outros estados no comando do VAR. d1q5

Em entrevista coletiva, o presidente da FGF, Luciano Hoscman, disse que a decisão tem como objetivo "arrefecer esse clima que está tomando conta da competição" depois de seguidas críticas dos clubes em relação a arbitragem.

"Nos jogos de volta das semifinais e nas finais, a equipe do VAR será formada por profissionais de uma federação coirmã. É dolorido para mim tomar esta decisão, pois tenho confiança nos profissionais da arbitragem gaúcha", comentou Hoscman.

"Nosso quadro tem cinco árbitros com escudo FIFA, que são frequentemente chamados para atuar em competições nacionais e internacionais. Mas há um momento que precisamos pensar de forma responsável e arrefecer esse clima que está tomando conta da competição", completou.

Na última segunda-feira (24), dois dias depois da vitória sobre o Juventude, por 2 a 1, na primeira mão da semifinal, a diretoria do Grêmio publicou uma nota oficial criticado o VAR do jogo e reforçando o "pedido de arbitragem de fora do Rio Grande do Sul nas próximas partidas, com o objetivo de extinguir qualquer tipo de possível condicionamento dos árbitros".

Anteriormente, o Internacional criticou a arbitragem depois do empate com o Grêmio, em clássico realizado na casa do adversário, ainda pela fase classificatória do Gauchão.

Outra decisão comunicada nesta terça-feira (25) é que os áudios do VAR que foram solicitados pelos clubes serão disponibilizados publicamente no site da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol do Rio Grande do Sul (CEAF/RS), que tem o ex-árbitro Leandro Vuaden como presidente.

Como estão as semifinais 9z1q

As semifinais do Campeonato Gaúcho foram iniciadas no último final de semana. O Internacional ganhou do Caxias, por 2 a 0, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, e o Grêmio fez 2 a 1 no Juventude, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

Os jogos de volta acontecem no próximo sábado (1). Juventude e Grêmio jogam a partir das 16h30 (de Brasília), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, enquanto Internacional e Caxias medem forças às 21h30 (de Brasília), no Beira-Rio, em Porto Alegre.

^ Ao início ^