Um dos pilares da defesa do Tottenham, Toby Alderweireld tinha como ídolo na adolescência um brasileiro pouco conhecido. O belga nascido na Antuérpia era torcedor do Germinal Beerschot - mesmo clube em que começou sua carreira, na sua cidade-natal, antes de ir para o Ajax, em 2004.
Nos primeiros meses em que morou na Holanda, ele sofria na adaptação por ser fortemente ligado às suas raízes. Tanto é que em 2005 viajou até Bruxelas só para ver a final da Copa da Bélgica, em que seu time de coração enfrentou o tradicional Brugge no Estádio Rei Baudouin.
Um dos destaques daquela partida foi o goleiro Luciano da Silva, do Germinal Beerschot, que mesmo lesionado fez uma ótima partida e garantiu a vitória por 2 a 1.
"Fazia muitos anos que o time não ganhava nada e conseguimos nos classificar para a final. Só que uma semana antes eu estava com muitas dores e todos acharam que era uma luxação. Eu era um dos principais jogadores do time, mas ei esse tempo todo sem treinar", disse o brasileiro, ao ESPN.com.br.
"Minutos antes do jogo, o nosso médico disse que eu estava com três costelas quebradas. Os caras ficaram loucos, a torcida, a imprensa...Mas no final eu joguei muito bem e vencemos. Eu fiquei conhecido como o cara que ganhou a Copa com as costelas quebradas (risos)", itiu.
A final realizada no dia 28 de maio de 2005 ficou na memória não somente do brasileiro, mas também de Alderweireld, que tinha 14 anos à época.Cerca de sete anos depois, o fã conseguiu encontrar-se com o ídolo.
"Em 2012 eu estava em bar na Antuérpia e chegou um rapaz em mim me dizendo que o irmão dele queria me conhecer. Para minha surpresa, era o Alderwireild, que jogava na época pelo Atlético de Madrid. Ele me falou que estava na arquibancada com a família vendo aquela final ele porque é torcedor fanático do time. Disse que foi uma loucura e que nunca mais esqueceria daquele jogo", contou Luciano.
"Eu não sabia daquilo. Nós conversamos por um tempo e até tiramos uma foto depois, mas eu não a tenho mais. Uma pena", lamentou.
Tricampeão holandês pelo Ajax, Alderweireld foi contratado pelo Tottenham em 2015. Pela seleção belga, o defensor de 30 anos esteve na equipe que foi terceira colocada na Copa do Mundo de 2018.
Avaliado em 40 milhões de euros (R$177 milhões), o zagueiro e lateral Toby Alderweireld deverá estar em campo pelo Tottenham, que busca superar o Ajax nas semifinais da Champions League, nesta quarta-feira. No jogo de ida, os holandeses venceram por 1 a 0.
Quem é Luciano Silva? 4vn6x
Luciano Silva começou no Goytacaz e ou pelo Tombense-MG, antes de ir para Bélgica fazer testes no Germinal Beerschot, em 2000. Após ser aprovado, ele foi colega de Léo Moura (lateral do Grêmio) antes de ficar por seis anos na equipe da Antuérpia.
Em 2007, ele foi para FC Groningen, da Holanda, no qual jogou com Luis Suárez (Barcelona), Tadic (Ajax) e Virgil van Dijk (Liverpool), pelo qual venceu o prêmio de segundo melhor jogador do Holandês de 2010.
Luciano teve como ponto na carreira ter participado em 2010 dos Amigos de Zidane contra o Benfica All-Stars no Estádio da Luz, em Lisboa.
"O cara que organizava o jogo era holandês me chamou para ir. Eu fui em um jatinho com Cocu, Davids e Kluivert. Ficavam só olhando para eles. De um lado estava o Lehman e do outo o Barthez. Eu pensei: Como vou jogar aqui? Por incrível que pareça o Lehman sentou ao meu lado e começou a conversar comigo numa boa".
"No jantar antes da partida um cara chegou do meu lado e pediu para sentar ao meu lado. Era o Michael Laudrup! (risos). Pensei: ‘Caraca, tem certeza que quer você quer sentar aqui?’ Ele ou a falar da vida dele, que a filha queria morar sozinha. Eu não conseguia nem prestar atenção porque não conseguia acreditar! O cara era bacana demais".
A equipe que Luciano jogou era comandada por Louis van Gaal, tinha Barthez, Dani Alves, Fernando Couto, Rafael Márquez, Davids; Figo, Zidane, Kaká, Henry. Lehman, Marcelo, Hierro, Popescu, Kluivert, Hagi, Pires, Cocu, Laudrup, Dugarry e Nedved
"Antes do jogo todo mundo falando alto e rindo. Foi o Zidane entrar e o vestiário ficou mudo! Ali eu vi o que o cara representa para futebol, incluindo os jogadores. Porque só tinham astros lá dentro", recordou.
Mesmo assim, o brasileiro conseguiu participar do empate em 3 a 3.
"Joguei 15 minutos que duraram uma eternidade para mim (risos). Fiz duas defesas naquela partida, saí de carrinho para tirar uma do Nuno Gomes e defendi uma do Rui Costa. Era bacana porque o mundo todo viu o jogo".
Luciano permaneceu no Groningen até 2014, quando pendurou as luvas. Hoje, ele mora no Distrito de Purilândia, interior do Rio de Janeiro.