MLB teams
Ubiratan Leal 364d

Semana MLB | Liga sinaliza com adoção limitada de tecnologia na marcação de bolas e strikes 1r5b3c

"Bola rápida bem no meio para uma bola." Simples e com uma fina ironia implícita. Foi assim que Ryan Lefebvre, da Bally Sport Kansas City, narrou uma marcação do árbitro Sean Barber na partida entre Kansas City Royals e Baltimore Orioles em 21 de abril. O arremesso no meio da zona de strike foi marcado como bola, um erro tão gritante descrito de forma tão sutil que acabou viralizando e se transformando em um bordão para os erros na indicação de bolas e strikes nesta temporada. o1k6e

A estatística mostra que o índice de acerto dos árbitros é bem alto e não tem variações significativas de um ano para o outro, mas a sensação do torcedor é que os erros são cada vez mais frequentes e inaceitáveis. O que, claro, aumenta o clamor pela adoção de tecnologia para a marcação dos arremessos na MLB.

Deve acontecer, mas ganha força o método em que há limitação na adoção dos "árbitros robôs", como são informalmente chamados os ABS ("Automatic Ball-strike System", os sistemas eletrônicos de detecção de bolas e strikes). "Originalmente, pensamos que todos iam aprovar totalmente a ideia de 'se você puder acertar toda vez, seria muito bom'. Mas aprendemos em reuniões com os jogadores é que eles sentem que isso poderia ter outros efeitos no jogo que seriam negativos", comentou Rob Manfred, comissário da MLB em coletiva na última quinta (dia 23).

Segundo o dirigente, o principal efeito negativo no jogo é tirar a importância da capacidade de um catcher enquadrar um arremesso, fazendo uma bola fora da zona de strike parecer que foi dentro e induzir a marcação do árbitro. Esse fundamento ajuda a compor o valor defensivo dos receptores, e jogadores e torcedores valorizam essa "arte" (termo usado pelo próprio Manfred).

O comissário não mencionou, mas, no geral, arremessadores costumam preferir uma zona de strike definida por um humano do que pelo ABS, considerando positiva a capacidade de o árbitro ajustar suas marcações de acordo com a situação da partida. Claro, erros gritantes não agradam ninguém, mas uma guinada para o modelo totalmente oposto também gera desconfiança.

Por isso, cresce a tendência de um método misto. "Entre quem já jogou com essa tecnologia, há uma forte preferência pelo sistema de desafio sobre o ABS marcando cada arremesso", completou Manfred.

O sistema de desafio que tem sido testado nas ligas menores prevê que os árbitros continuem marcando todos os arremessos. No entanto, se algum jogador envolvido diretamente no duelo – arremessador, rebatedor que está no bastão ou o catcher – discordar, pode pedir a checagem no ABS. O pedido tem de ser imediato para evitar que alguém que viu o lance em uma TV possa sinalizar se houve ou não o erro. Sem tanta certeza, os jogadores só pediriam a revisão se tiverem muita convicção do erro e se o arremesso tiver implicações importantes no desenrolar do jogo.

De qualquer maneira, é bom o torcedor mais ansioso se acalmar. Manfred não mencionou nenhum prazo para a chegada do ABS na MLB. A liga tem sido muito cuidadosa no estudo e na negociação para adotar o sistema, e, por mais que pareça inevitável sua implementação, talvez ainda leve dois ou três anos.

O Semana MLB é um post em forma de newsletter sobre os principais temas (e a programação de TV) da MLB. Toda sexta (vez ou outra atrasa para o sábado) uma nova edição

TRÊS STRIKES 1w62s

  1. Os Athletics receberam um bom sinal – finalmente – sobre o plano de construir um novo estádio em Las Vegas. O presidente e CEO da Las Vegas Convention and Visitors Authority, Steve Hill, disse que tudo estará pronto até 2028. “Eles [os A’s] estão vindo e eles disseram que podem financiar esse estádio. Eles jogarão aqui em 2028. Eu realmente acredito que é apenas divertido para os críticos criarem um drama sobre isso.” Os A’s buscam formas de financiar o US 1,5 bilhão para erguer um estádio e Las Vegas, mas têm encontrado dificuldade em aprovar incentivos das autoridades da cidade e do estado de Nevada. Já está certo que 2024 será a última temporada do time em Oakland, e nos próximos anos a equipe mandará suas partidas em Sacramento.

  2. A MLB anunciou as sedes da próxima edição do WBC, a Copa do Mundo de beisebol. Os quatro grupos serão disputados em Tóquio, San Juan (Porto Rico), Miami e Houston, com o mata-mata se dividindo entre Miami (local da final) e Houston. O torneio será disputado em 2026. A liga não deu informações sobre as eliminatórias, nas quais o Brasil deve fazer parte.

  3. O ex-arremessador Austin Maddox foi preso pela polícia de Jacksonville, Flórida, em uma operação contra abuso sexual de menores. A notícia é policial, não esportiva, mas vale um comentário sobre jornalismo. Alguns veículos brasileiros manchetaram o caso como “astro do beisebol”. Não existe nenhum critério que caracterize Maddox como “estrela”. Ele fez apenas 17 partidas (todas pelo Boston Red Sox) em a sua carreira na MLB, a mais recente delas em 2017. O caso é gravíssimo e as imagens da prisão são fortes o suficiente, não é preciso forçar para dar mais impacto à notícia. Dá para dizer que ele é um “ex-jogador de beisebol”. Não é difícil.

BRASILEIROS 6z3n3d

- Thyago Vieira teve uma semana agitada. Começou com uma partida contra o Houston Astros no dia 19, cedendo uma corrida em uma entrada e dois terços. Seu ERA da temporada ficou em 5,64 e o Milwaukee Brewers anunciou que ele estava liberado. Neste sábado (dia 26), o brasileiro foi negociado com o Baltimore Orioles, iniciando uma nova trajetória.

- Yan Gomes fez duas partidas, contra Pittsburgh Pirates e Atlanta Braves. O catcher do Chicago Cubs não conseguiu nenhuma rebatida em cinco oportunidades e seu aproveitamento caiu para 17,4%.

DÚVIDA DO FÃ DE ESPORTE 53291l

Quando um time sai do extremo oeste dos EUA e vai jogar no extremo do leste, ele sente um pouco pelo horário ou já é algo comum devido a quantidade gigante de jogos?

Pedro Miranda, @miranda_p19

Sente, mas não tanto quanto se vê na NFL, por exemplo. A tabela da MLB é montada de forma a agrupar várias séries geograficamente próximas quando uma equipe tem de atravessar os Estados Unidos. Um time da Califórnia, quando viaja para jogar na Costa Leste, já emenda séries em Nova York, Boston e Atlanta, por exemplo. Da mesma forma que um time da Flórida, quando atravessa o país, enfrenta uma sequência em cidades como Los Angeles, San Diego e Phoenix. No primeiro ou nos dois primeiros jogos até há um efeito negativo, mas a equipe fica até dez dias seguidos fora, o que dá tempo de sobra para se adaptar ao fuso horário. Além disso, antes dessas viagens mais longas, é comum o time ter um dia de folga ou, na pior da hipóteses, fazer uma partida à tarde para que o deslocamento seja mais cedo e dê mais margem para ajustar o horário do sono.

PROGRAMAÇÃO #MLBnaESPN t4lv

Sexta, 24/mai

21h - Chicago Cubs x St. Louis Cardinals (Star+)

Sábado, 25/mai

17h - Atlanta Braves x Pittsburgh Pirates (Star+)

Domingo, 26/mai

20h - Chicago Cubs x St. Louis Cardinals (ESPN 4 e Star+)

Segunda, 27/mai

17h - Los Angeles Dodgers x New York Mets (ESPN 4 e Star+)

Terça, 28/mai

22h30 - Philadelphia Phillies x San Francisco Giants (Star+)

Quarta, 29/mai

22h30 - Houston Astros x Seattle Mariners (Star+)

Quinta, 30/mai

22h30 - New York Yankees x Los Angeles Angels (ESPN 3 e Star+)

Sexta, 31/mai

20h - Tampa Bay Rays x Baltimore Orioles (ESPN 4 e Star+)

MAIS BEISEBOL E SOFTBOL NO STAR+ 6o6s4w

Sexta, 24/mai

12h - NCAA (beisebol): Playoffs, jogo a definir

12h - NCAA (beisebol): Playoffs, jogo a definir

13h - NCAA (softbol): Playoffs, toda a janela de jogos

16h - NCAA (beisebol): Playoffs, jogo a definir

16h - NCAA (beisebol): Playoffs, jogo a definir

17h - NCAA (beisebol): Playoffs, jogo a definir

20h - NCAA (beisebol): Playoffs, jogo a definir

20h - NCAA (beisebol): Playoffs, jogo a definir

20h30 - NCAA (beisebol): Playoffs, jogo a definir

Sábado, 25/mai

12h - NCAA (softbol): Playoffs, toda a janela de jogos

13h - NCAA (beisebol): Playoffs, jogo a definir

13h - NCAA (beisebol): Playoffs, jogo a definir

14h - NCAA (beisebol): Playoffs, jogo a definir

14h - NCAA (beisebol): Playoffs, jogo a definir

17h - NCAA (beisebol): Playoffs, jogo a definir

17h30 - NCAA (beisebol): Playoffs, jogo a definir

18h - NCAA (beisebol): Playoffs, jogo a definir

20h - NCAA (beisebol): Playoffs, jogo a definir

21h - LMB: All-Star Game

23h - NCAA (beisebol): Playoffs, jogo a definir

Domingo, 26/mai

13h - NCAA (beisebol): Playoffs, jogo a definir

13h - NCAA (beisebol): Playoffs, jogo a definir

15h - NCAA (softbol): Playoffs, toda a janela de jogos

16h - NCAA (beisebol): Playoffs, jogo a definir

16h - NCAA (beisebol): Playoffs, jogo a definir

21h - LMB: Home Run Derby

Segunda, 27/mai

23h - LMB: Pericos de Puebla x Charros de Jalisco

Terça, 28/mai

17h - Naia (softbol): Semifinal, jogo a definir

20h - Naia (softbol): Semifinal, jogo a definir

23h - LMB: Algodoneros de Unión Laguna x Olmecas de Tabasco

23h - LMB: Tecolotes de los Dos Laredos x Águila de Veracruz

Quarta, 29/mai

18h - Naia (softbol): Final, jogo a definir

19h - Naia (beisebol): Semifinal, jogo a definir

22h40 - LMB: Conspiradores de Querétaro x Acereros de Monclova

23h - LMB: Tecolotes de los Dos Laredos x Águila de Veracruz

23h - Naia (beisebol): Semifinal, jogo a definir

Quinta, 30/mai

13h - NCAA (softbol): College World Series, jogo a definir

15h30 - NCAA (softbol): College World Series, jogo a definir

20h - NCAA (softbol): College World Series, jogo a definir

22h30 - NCAA (softbol): College World Series, jogo a definir

23h - LMB: Bravos de León x Sultanes de Monterrey

23h - LMB: Algodoneros de Unión Laguna x Olmecas de Tabasco

23h - Naia (beisebol): Final, jogo a definir

Sexta, 31/mai

13h - NCAA (beisebol): Playoffs, toda a janela de jogos

20h - NCAA (softbol): College World Series, jogo a definir

22h30 - NCAA (softbol): College World Series, jogo a definir

23h - LMB: Algodoneros de Unión Laguna x Águila de Veracruz

23h - LMB: Tigres de Quintana Roo x Charros de Jalisco

23h - Naia (beisebol): Final, jogo a definir

Obs: Horários de Brasília. Grades sujeitas a alteração

^ Ao início ^